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TítuloConceções de adolescentes dos 10 aos 18 anos sobre educação sexual e sexualidade
Outro(s) título(s)Young people conceptions on sexuality and sex education
Autor(es)Marinho, Susana
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveEducação sexual
Conceções
Questionário
Sex education
Conceptions
Questionnaire
Data2012
EditoraInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Saúde
Resumo(s)A Lei n.º 60/2009 e a Portaria n.º 196-A/2010 regulamentam a aplicação da Educação Sexual (ES) em meio escolar tornando obrigatória a sua abordagem desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) até ao Ensino Secundário. Contudo, muitos projetos de ES não consideram as necessidades do seu público-alvo, o que limita a sua eficácia. Neste trabalho procuramos averiguar conceções e necessidades de adolescentes relativamente à ES, para delinear uma intervenção adequada às suas necessidades. Para tal elaborámos um questionário para aplicação a discentes de 2.º e 3.º CEB, de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Para que o questionário se adequasse plenamente aos propósitos desta investigação optámos por ser nós a construí-lo e validá-lo, através de um estudo piloto. Os questionários foram preenchidos on-line e os dados obtidos foram tratados estatisticamente recorrendo ao programa informático SPSS. Responderam 397 alunos (192 do sexo feminino e 205 do sexo masculino). A média de idades dos respondentes foi de 13 anos, tendo os mais novos 10 anos e os mais velhos 18. Relativamente à distribuição dos alunos pelos diferentes anos de escolaridade, 85 frequentavam o 5.º ano, 84 estavam no 6.º ano, 55 estudavam no 7.º ano, 95 no 8.º ano e 78 frequentavam o 9.º ano de escolaridade. Obtivemos dados sobre os temas que mais lhes interessam, encontrando relações de dependência significativa entre alguns dos temas apresentados e o sexo dos alunos. Encontramos também diferenças nas respostas dadas pelos alunos de 2.º e de 3.º CEB sobre o papel da escola na ES. Verificámos que as fontes de informação a que os alunos recorrem são variadas e que a preferência por determinadas fontes de informação varia consoante o nível de ensino que estes alunos frequentam, bem como com o género a que pertencem. Pensamos, e temos evidências bibliográficas, que um projeto de ES que considere as necessidades e conceções do seu público-alvo poderá envolvê-lo mais facilmente nas suas atividades.
The Portuguese Law n.º 60/2009 and the Ministerial Order n.º 196-A/2010 regulates Sex Education (SE) implementation in schools and makes it compulsory from elementary to secondary school levels. However, many SE projects do not consider the needs of their target audience, which limits their effectiveness. In this work we sought to determine youth conceptions and needs on SE, to design a proper intervention. Thus we developed a questionnaire for second and third cycle of education students from an Oporto school. We chose to build our own questionnaire in order to fit it to our methodology and we validated it with a pilot study. Questionnaire was filled online and data obtained was processed with SPSS statistical software. The questionnaire was responded by 397 students (192 females and 205 males). The average age of the respondents was 13 years. The youngest was 10 years old and the older was 18. Regarding the distribution of students by different school years, 85 of them were at the 5th degree, 84 were in the 6th, 55 were studying at the 7th, 95 in 8th, and 78 were attending the 9th degree. We obtained data about the issues that matter most to them and we found significant dependency relations among some of the presented issues and the gender of students. We found differences in the responses given by students with different ages about the school role in SE. We also found that the students use many sources of information on sexuality and that the preference for certain sources of information varies according students’ level of education as well as their gender. We think, and we have bibliographic evidence, that a SE project that considers the needs and the conceptions of its target audience will easily engage students in its activities.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21340
ISBN978-989-96715-5-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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