Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21511
Título: | Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
Autor(es): | Monteiro, Sílvia Almeida, Leandro S. Vasconcelos, Rosa |
Palavras-chave: | Desempenho Aprendizagem Autorregulação Motivação Achievement Learning Self-regulation Motivation Desempeño Aprendizaje Autorregulación Motivación |
Data: | 2012 |
Editora: | Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) |
Revista: | Revista Brasileira de Orientação Profissional |
Resumo(s): | Este estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico
excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática
Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio
(N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor
dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional.
Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns
comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação. In this exploratory study, we aimed to identify the factors that differentiate highly- achieving students and also analyze the variables predicting high performance. We applied the Scale of Study Skills and the Motivation for Deliberate Practice Questionnaire to a group of high achievers (N = 33) and a group of students with average achievement (N ≈ 200), from 2nd to 5th grade in engineering courses. The results showed that high achievers have a positive statistical difference concerning a deeper approach to learning and motivations related to their future career. We also verifi ed that high achievement is negatively associated with the time spent with team work, some specifi c study behaviors, and with a strategic orientation of the study towards the evaluation process. Este estudio exploratorio tuvo el objeto de identifi car los factores diferenciadores y predictivos del rendimiento académico excelente. Para eso, se aplicó la Escala de Competencias de Estudio y el Cuestionario de Motivación para la Práctica Deliberada a un grupo de alumnos excelentes (N = 33) y un grupo de alumnos con rendimiento medio (N = 200, aproximadamente), de 2º a 5º año de cursos de ingeniería. Los resultados indican diferencias a favor de los alumnos excelentes en el enfoque profundo al estudio y en las motivaciones relacionadas con el futuro profesional. Se verifi có aun que el rendimiento surge negativamente asociado con el tiempo de trabajo en grupo, con algunos comportamientos específi cos del estudio, y con la orientación estratégica del estudio para el proceso de evaluación. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21511 |
ISSN: | 1679-3390 |
e-ISSN: | 1984-7270 |
Versão da editora: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=i |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação.pdf | Artigo em Revista | 329,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |