Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21511

TítuloAbordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
Autor(es)Monteiro, Sílvia
Almeida, Leandro S.
Vasconcelos, Rosa
Palavras-chaveDesempenho
Aprendizagem
Autorregulação
Motivação
Achievement
Learning
Self-regulation
Motivation
Desempeño
Aprendizaje
Autorregulación
Motivación
Data2012
EditoraAssociação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)
RevistaRevista Brasileira de Orientação Profissional
Resumo(s)Este estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.
In this exploratory study, we aimed to identify the factors that differentiate highly- achieving students and also analyze the variables predicting high performance. We applied the Scale of Study Skills and the Motivation for Deliberate Practice Questionnaire to a group of high achievers (N = 33) and a group of students with average achievement (N ≈ 200), from 2nd to 5th grade in engineering courses. The results showed that high achievers have a positive statistical difference concerning a deeper approach to learning and motivations related to their future career. We also verifi ed that high achievement is negatively associated with the time spent with team work, some specifi c study behaviors, and with a strategic orientation of the study towards the evaluation process.
Este estudio exploratorio tuvo el objeto de identifi car los factores diferenciadores y predictivos del rendimiento académico excelente. Para eso, se aplicó la Escala de Competencias de Estudio y el Cuestionario de Motivación para la Práctica Deliberada a un grupo de alumnos excelentes (N = 33) y un grupo de alumnos con rendimiento medio (N = 200, aproximadamente), de 2º a 5º año de cursos de ingeniería. Los resultados indican diferencias a favor de los alumnos excelentes en el enfoque profundo al estudio y en las motivaciones relacionadas con el futuro profesional. Se verifi có aun que el rendimiento surge negativamente asociado con el tiempo de trabajo en grupo, con algunos comportamientos específi cos del estudio, y con la orientación estratégica del estudio para el proceso de evaluación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21511
ISSN1679-3390
e-ISSN1984-7270
Versão da editorahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=i
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação.pdfArtigo em Revista329,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID