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https://hdl.handle.net/1822/22230
Título: | Análise do processo de desenvolvimento de um modelo de negócio e-commerce numa PME |
Autor(es): | Henriques, Priscila Fernandes |
Orientador(es): | Nunes, Manuel L. |
Palavras-chave: | Modelo de negócio Comércio eletrónico Fatores críticos de sucesso Estratégia Business model E-commerce Critical success factors Strategy |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A internet e a possibilidade de comercializar produtos e serviços eletronicamente têm alterado
significativamente os modelos de negócio das empresas à escala global. Este tipo de comércio
proporciona imensas vantagens, mas apresenta características próprias que consequentemente se
traduzem em necessidades especificas na adaptação apropriada por parte das empresas que o
adotam.
O desenvolvimento de modelos de negócio adequados e competitivos, apropriados ao meio
comercial atual e à tecnologia existente são uma preocupação cada vez mais atual das empresas.
Este projeto de investigação tem como objetivo analisar a aplicação prática de um modelo de
negócio baseado no comércio eletrónico para que seja possível identificar e analisar as
dificuldades resultantes da sua implementação.
O estudo e desenvolvimento teórico desta temática permitiu identificar conceitos, analisar
características do comércio eletrónico e identificar modelos de negócio relevantes para o tema.
Deste estudo resultou a criação de um modelo conceptual de negócios e-commerce.
Após o estudo e desenvolvimento teórico aplicou-se o modelo desenvolvido numa PME do ramo da
reabilitação e manutenção de edifícios que pretendia iniciar a sua atividade no comércio
eletrónico. Do desenvolvimento do modelo de negócio e-commerce desejado resultou, com base
no modelo conceptual, o modelo White Openline.
Nesta dissertação, após a análise do processo de implementação do modelo de negócio
desenvolvido, compreende-se que a tarefa de preencher o modelo de negócio é complexa e
trabalhosa, concluindo-se através da análise crítica de todo o processo que a aposta no dinamismo
e iteração interna são fatores determinantes para o sucesso na implementação de um modelo de
negócio e-commerce. É importante ter em atenção a diferenciação no mercado para obter
vantagem competitiva, há a necessidade de reduzir ao máximo todos os custos do negócio, é
indispensável a aposta na organização e comunicação interna e é também essencial envolver toda
a organização no processo de adoção do comércio eletrónico. The Internet and the possibility to trade products and services electronically have significantly changed the business models of companies into a global scale. This type of commerce offers important advantages but presents its own characteristics that consequently are reflected in specific needs in the appropriated adaptation for those companies that adopt it. The development of suitable and competitive business models, appropriated for this commercial environment and actual level of technology are a further current concern for the companies nowadays. This investigation project has as main goal to analyze the practical application of a business model based on e-commerce in order to identify and analyze the difficulties that emerge of its implementation. The study and the theoretical development of this theme allowed to identify concepts, analyze characteristics of e-commerce and identify relevant business models to this topic. This study led to the design of a conceptual e-commerce business model. After the study and theoretical development, the model was applied and developed in a SME that operates in the market of rehabilitation and maintenance of buildings witch intended to implement e-commerce. The development of the e-commerce resulted on the creation of the White Openline model that was based on the conceptual model. Subsequent to the analyze of the implementation of the business model development process, in this thesis it is understood that the task of filling in the business model is complex and laborious, concluding through critical analysis of the whole process that the focus on internal dynamism and interaction are decisive factors for the success in the implementation of a e-commerce business model. It’s important to notice that the differentiation on the market it’s crucial to gain competitive advantage, there is the need to reduce all the possible costs associated to the business, it’s imperative to bet on the internal organization and communication and it’s also crucial to engage all organization in the e-commerce adoption process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22230 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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