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TítuloAnálise do processo de desenvolvimento de um modelo de negócio e-commerce numa PME
Autor(es)Henriques, Priscila Fernandes
Orientador(es)Nunes, Manuel L.
Palavras-chaveModelo de negócio
Comércio eletrónico
Fatores críticos de sucesso
Estratégia
Business model
E-commerce
Critical success factors
Strategy
Data2012
Resumo(s)A internet e a possibilidade de comercializar produtos e serviços eletronicamente têm alterado significativamente os modelos de negócio das empresas à escala global. Este tipo de comércio proporciona imensas vantagens, mas apresenta características próprias que consequentemente se traduzem em necessidades especificas na adaptação apropriada por parte das empresas que o adotam. O desenvolvimento de modelos de negócio adequados e competitivos, apropriados ao meio comercial atual e à tecnologia existente são uma preocupação cada vez mais atual das empresas. Este projeto de investigação tem como objetivo analisar a aplicação prática de um modelo de negócio baseado no comércio eletrónico para que seja possível identificar e analisar as dificuldades resultantes da sua implementação. O estudo e desenvolvimento teórico desta temática permitiu identificar conceitos, analisar características do comércio eletrónico e identificar modelos de negócio relevantes para o tema. Deste estudo resultou a criação de um modelo conceptual de negócios e-commerce. Após o estudo e desenvolvimento teórico aplicou-se o modelo desenvolvido numa PME do ramo da reabilitação e manutenção de edifícios que pretendia iniciar a sua atividade no comércio eletrónico. Do desenvolvimento do modelo de negócio e-commerce desejado resultou, com base no modelo conceptual, o modelo White Openline. Nesta dissertação, após a análise do processo de implementação do modelo de negócio desenvolvido, compreende-se que a tarefa de preencher o modelo de negócio é complexa e trabalhosa, concluindo-se através da análise crítica de todo o processo que a aposta no dinamismo e iteração interna são fatores determinantes para o sucesso na implementação de um modelo de negócio e-commerce. É importante ter em atenção a diferenciação no mercado para obter vantagem competitiva, há a necessidade de reduzir ao máximo todos os custos do negócio, é indispensável a aposta na organização e comunicação interna e é também essencial envolver toda a organização no processo de adoção do comércio eletrónico.
The Internet and the possibility to trade products and services electronically have significantly changed the business models of companies into a global scale. This type of commerce offers important advantages but presents its own characteristics that consequently are reflected in specific needs in the appropriated adaptation for those companies that adopt it. The development of suitable and competitive business models, appropriated for this commercial environment and actual level of technology are a further current concern for the companies nowadays. This investigation project has as main goal to analyze the practical application of a business model based on e-commerce in order to identify and analyze the difficulties that emerge of its implementation. The study and the theoretical development of this theme allowed to identify concepts, analyze characteristics of e-commerce and identify relevant business models to this topic. This study led to the design of a conceptual e-commerce business model. After the study and theoretical development, the model was applied and developed in a SME that operates in the market of rehabilitation and maintenance of buildings witch intended to implement e-commerce. The development of the e-commerce resulted on the creation of the White Openline model that was based on the conceptual model. Subsequent to the analyze of the implementation of the business model development process, in this thesis it is understood that the task of filling in the business model is complex and laborious, concluding through critical analysis of the whole process that the focus on internal dynamism and interaction are decisive factors for the success in the implementation of a e-commerce business model. It’s important to notice that the differentiation on the market it’s crucial to gain competitive advantage, there is the need to reduce all the possible costs associated to the business, it’s imperative to bet on the internal organization and communication and it’s also crucial to engage all organization in the e-commerce adoption process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22230
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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Tese_Priscila Henriques_2012.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

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