Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22634

TítuloLer bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
Autor(es)Ribeiro, Marta
Ribeiro, Iolanda da Silva
Palavras-chaveLeitura
Acuidade leitora
Velocidade leitora
DataMai-2010
RevistaPsicologia, Educação e Cultura
Resumo(s)Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitora. O programa a ser aplicado em pequenos grupos prevê a realização de um diagnóstico prévio. Foram contemplados no seu delineamento actividades leitura sombra, leituras repetidas, leitura e exploração de histórias, registo dos ganhos individuais. É efectuada um confronto entre as opções tomadas e as orientações da literatura na construção de programas no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22634
Versão da editorahttp://pec.ispgaya.pt/default.asp?link=_Volume%20XIV,%20N%BA%201%20-%20Maio%20de%202010&Num=587&Vol=26
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumo_Ler bem para aprender melhor.pdfResumo do artigo139,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID