Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/22634

TitleLer bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
Author(s)Ribeiro, Marta
Ribeiro, Iolanda da Silva
KeywordsLeitura
Acuidade leitora
Velocidade leitora
Issue dateMay-2010
JournalPsicologia, Educação e Cultura
Abstract(s)Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitora. O programa a ser aplicado em pequenos grupos prevê a realização de um diagnóstico prévio. Foram contemplados no seu delineamento actividades leitura sombra, leituras repetidas, leitura e exploração de histórias, registo dos ganhos individuais. É efectuada um confronto entre as opções tomadas e as orientações da literatura na construção de programas no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22634
Publisher versionhttp://pec.ispgaya.pt/default.asp?link=_Volume%20XIV,%20N%BA%201%20-%20Maio%20de%202010&Num=587&Vol=26
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo_Ler bem para aprender melhor.pdfResumo do artigo139,14 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID