Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22635

TítuloAuto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários
Outro(s) título(s)Self-regulation: differences by year and area in college students
Autor(es)Ribeiro, Iolanda da Silva
Silva, Carla Ferreira da
Palavras-chaveAuto-regulação
Ensino superior
Aprendizagem
Self-regulation
Learning
Graduate teaching
DataDez-2007
EditoraUniversidade de Brasília. Instituto de Psicologia
RevistaPsicologia: Teoria e Pesquisa
CitaçãoRibeiro, Iolanda da Silva, & Silva, Carla Ferreira da. (2007). Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(4), 443-448. https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000400010
Resumo(s)Neste estudo procura-se analisar a existência de diferenças nas estratégias auto-regulatórias de alunos universitários em áreas de formação distintas. Participaram 518 alunos de três níveis (inicial, intermédio e final) das áreas de ciências e humanidades. Aplicou-se a escala “CHE – Comportamentos e hábitos de estudo e aprendizagem”, que avalia cinco dimensões: estratégias cognitivas de transformação e manipulação da informação, organização e planeamento de rotinas, gestão e monitorização, aquisição e selecção da informação, e reforço motivacional. Verificou-se uma maior utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas de gestão e monitorização apesar dos resultados não indicarem diferenças substantivas entre os alunos diferenciados por nível e área. Os resultados podem indicar estabilidade nos comportamentos ou limitações no tipo de instrumento e amostra utilizada. O estudo de mudanças nestas estratégias deverá ser conduzido com recurso a delineamentos longitudinais. O impacto da estabilidade deverá ser ponderado na elaboração de projectos de intervenção.
In this study we seek to analyze the existence of differences in self-regulating strategies of university students in distinct graduation areas. 518 students of three levels (initial, intermediate and final) of science and humanities fields participated. We used the scale “Behavior and study skill”, which evaluates five dimensions: cognitive strategies of transformation and manipulation of information, organization and planning of routines, management and monitoring, information acquisition and selection, and motivational reinforcement. A higher use of cognitive and metacognitive strategies of management and monitoring was noted although the results do not indicate major differences between students in different levels and graduation areas. The results can indicate stability in the behaviors or limitations in the type of instrument and in the sample used. The study of changes in these strategies must be carried out having in mind longitudinal outlines. The impact of the stability should be taken into account while elaborating intervention projects.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22635
DOI10.1590/S0102-37722007000400010  
ISSN0102-3772
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/ptp/v23n4/10.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_Auto-Regulação_Diferenças em Função do Ano e Área em Alunos Universitários.pdfArtigo230,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID