Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22733

TítuloUm estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Autor(es)Miranda, Graça Maria Almeida
Orientador(es)Azevedo, Cecília Maria
Taveira, Maria do Céu
Oliveira, Rui Pedro Soares de
Data2012
Resumo(s)Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do Primeiro Ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho. No ano letivo 2010/2011 foi elaborado um questionário por membros do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O objetivo maior do questionário era tentar conhecer as razões que levam os alunos a abandonarem os Cursos desta Escola. Facilmente se compreende que, sendo o inquérito passado aos alunos que frequentam as aulas, o estudo do abandono per si não é possível. Para estudar o abandono é necessário conhecer as razões de quem abandonou e isso não foi feito e, dificilmente, o será. No entanto, conhecendo as motivações e frustrações dos alunos da Escola de Ciências, parece ser possível identificar alguns fatores facilitadores do abandono. Foi com esse objetivo que o questionário foi elaborado e sujeito a análise. A primeira preocupação foi tornar a informação inteligível. A organização da informação em função do objetivo a atingir é uma parte muito importante. Infelizmente há sempre a existência da não resposta. Nalguns Cursos da Escola esta situação impede que se infira para a população os resultados obtidos no conjunto de respostas tratado. Da tarefa morosa de organização com vista à análise de resultados, muitas vezes infrutífera por falta de representatividade das respostas, ou até porque as respostas não se encontram na melhor forma para serem tratadas, houve a necessidade de se tornar todo o processo de questionário mais expedito. Assim, neste relatório é proposto um novo questionário, para ser respondido através do computador, com questões hierarquizadas para que o tratamento estatístico fique facilitado. O presente relatório consta essencialmente de duas partes, a saber, organização e análise da informação obtida através do questionário existente e o desenho de um novo questionário.
In school year 2010/2011, a questionnaire was designed by members of the Pedagogical board of the School of Sciences in the University of Minho. The main objective of the questionnaire was to try to understand the reasons that lead students to abandon Sciences courses. Since the study only includes students attending classes, the investigation of the academic dropout in Sciences was not possible. To study the abandonment is necessary to know the reasons of those who left and that was not done, and rarely will. However, knowing the motivations and frustrations of the students of the School of Sciences, it seems possible to identify some of the factors that facilitate abandonment. It was with this objective that the questionnaire was subjected to analysis. The first concern was to make the information understandable. The organization of information according to the objective to be achieved is a very important part. Unfortunately, there is always the existence of nonresponse. In some courses, this situation prevents to infer the results obtained to the population. The time-consuming task of organizing information for the analysis of results, often unsuccessful due to lack of representativeness of the answers, or even because the answers are not in the best mode to be treated, there was the need to make the whole process of questioning more efficient. Thus, this report proposes a new questionnaire, to be answered on-line, with a new hierarchy of questions in order to facilitate the statistical treatment of answers. This report consists essentially of two parts, namely, organization and analysis of information obtained from the questionnaire and presentation of the design of a new questionnaire.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e Estatística
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22733
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DMA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Graça Maria Almeida Miranda.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID