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TítuloDas reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências
Autor(es)Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Palavras-chaveReorganização curricular
Ensino básico
Actividades laboratoriais
Professores de ciências
Representações de práticas
DataJul-2007
EditoraAssociação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
RevistaBoletim Paulista de Geografia
Resumo(s)As reformas e reorganizações curriculares realizadas em Portugal ao longo dos últimos 30 anos têm tido repercussões nas disciplinas de ciências, designadamente no que respeita à componente laboratorial. Com a Reorganização Curricular do Ensino Básico (RCEB), iniciada em 2001, esta componente tornou-se obrigatória e a duração dos tempos lectivos foi alargada, entre outros, para facilitar a realização de actividades laboratoriais. Neste artigo comparam-se as representações de 298 professores de ciências do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico relativas às práticas de implementação de actividades laboratoriais, antes e após a RCEB. Ao contrário do que seria de esperar, a RCEB não parece ter conduzido a alterações relevantes nas representações que os professores têm das suas próprias práticas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22855
ISSN0006-6079
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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Das reformas curriculares as praticas em sala de aula.pdf
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