Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2287

TítuloIndicadores de mobilidade urbana sustentável para Brasil e Portugal
Autor(es)Costa, Marcela
Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
Ramos, Rui A. R.
Palavras-chaveMobilidade urbana
Indicadores
DataSet-2004
EditoraEdições Almedina, S.A.
Citação"Contribuições para o desenvolvimento sustentável em cidades Portuguesas e Brasileiras". Coimbra : Livraria Almedina, 2004. ISBN 972-40-2346-X. p. 83-97.
Resumo(s)Este trabalho tem por objetivo principal identificar indicadores de mobilidade para cidades selecionadas no Brasil e em Portugal, com base na preocupação principal de promover sua sustentabilidade. É apresentado inicialmente um inventário de sistemas de indicadores já existentes para as cidades abrangidas pela pesquisa, a partir dos dados e informações disponibilizados através de suas páginas na Internet. Os resultados mostram que existe uma carência de informações e dados que permitam hoje o acompanhamento das condições de mobilidade urbana tanto para Brasil como para Portugal. É feita também uma seleção e análise de indicadores de mobilidade a partir de um conjunto de experiências nacionais e internacionais. Os indicadores identificados foram organizados em uma estrutura de Categorias e Temas e, posteriormente, submetidos à avaliação por parte de especialistas de Brasil e Portugal com o objetivo de determinar sua importância relativa para a monitoração da mobilidade urbana. Com base nesta avaliação foi possível identificar um conjunto comum de indicadores de mobilidade para as cidades brasileiras e portuguesas, além dos critérios principais que devem ser observados no sentido de desenvolver sistemas de indicadores de mobilidade para cada país em particular.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2287
ISBN972-40-2346-X
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
972402346x_6.pdf424,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID