Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/23167
Title: | Estratégias usadas por alunos do 7º ano na resolução de tarefas estatísticas |
Author(s): | Ribeiro, Andreia Filipa Teixeira Salgado Correia, Paulo Ferreira Fernandes, José António |
Keywords: | Tarefas estatísticas Estratégias de resolução Alunos do 7º ano |
Issue date: | Feb-2013 |
Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Abstract(s): | O presente artigo é baseado num estudo desenvolvido ao longo do estágio curricular e centra-se no estudo das estratégias de resolução usadas por alunos do 7º ano de escolaridade em tarefas estatísticas envolvendo os conceitos de média, moda e mediana. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 7º ano de escolaridade, com 19 alunos, e recorreu-se ao trabalho de grupo, a tarefas abertas e a discussões coletivas como metodologias de ensino-aprendizagem. Os dados usados no estudo foram obtidos a partir de diversos métodos: inicialmente, os alunos resolveram uma ficha de avaliação diagnóstica apenas sobre conteúdos estatísticos; de seguida, recolheram-se todas as produções escritas dos alunos durante toda a intervenção, gravando em vídeo ainda todas as aulas; e, por fim, os alunos resolveram uma ficha de avaliação sobre as medidas de tendência central. Em termos de resultados, identificaram-se neste estudo, cinco tipos de estratégias de resolução: estratégia de tentativa-e-erro; estratégia de compensação; estratégia de representação gráfica; estratégia aritmética e, por fim, estratégia algébrica. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23167 |
Peer-Reviewed: | no |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013eIIIEPEE.pdf | Documento principal | 376,86 kB | Adobe PDF | View/Open |