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https://hdl.handle.net/1822/23182
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | - |
dc.contributor.author | Vieira, Eulália Soares | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-22T16:58:21Z | - |
dc.date.available | 2013-02-22T16:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/23182 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, com a publicação da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDN) –, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi assumida como uma modalidade de ensino que ocupa um espaço próprio na dinâmica do processo educativo, nas pesquisas e nas práticas curriculares. Apesar de um inegável avanço, esta modalidade de ensino, que deveria considerar as formas de vida, o trabalho e as necessidades dos jovens e adultos, contribuindo para a formação plena dos seus destinatários, tem ficado aquém do que seria desejável. Na verdade, têm predominado modelos de cunho mais tradicional, em que as decisões relativas às práticas curriculares e à seleção dos conteúdos curriculares cabem ao professor, quando o ideal seria resultarem de um processo de construção partilhado com os estudantes. Idealizada como grupo social, construído com a finalidade de desenvolver um conhecimento especializado, a Comunidade de Prática parece ser um lócus privilegiado de ressignificação de conhecimentos e de aprendizagem baseados numa reflexão numa reflexão conjunta sobre experiências e práticas. Neste artigo pretende-se dar conta de um projeto de investigação que está a ser desenvolvido neste domínio e ao longo do qual se discutem as potencialidades e os limites da Comunidade de Prática na gestão coletiva do currículo e no desenvolvimento de práticas educativas diferenciadas, isto é, práticas qualitativamente mais ricas. A reflexão sobre estas questões pretende contribuir para a compreensão dos desafios e das possibilidades da participação e da colaboração dos professores da EJA, tanto ao nível do seu desenvolvimento profissional como da melhoria da ação docente que desenvolvem. Estamos convictos de que a constituição de Comunidades de Prática e o desenvolvimento de experiências diferenciadas de formação contínua de professores da EJA podem contribuir para a reinvenção criativa e crítica das práticas curriculares nessa modalidade e para um ensino qualitativamente mais diferenciado, capaz de preparar os jovens e adultos para uma efetiva integração e participação na sociedade contemporânea. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Comunidade de prática | por |
dc.subject | Gestão do currículo | por |
dc.title | Comunidade de prática e gestão do currículo na educação de jovens e adultos: contributos de uma experiência de formação contínua no Brasil | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 02 - 04 Fev. 2012 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 957 | por |
oaire.citationEndPage | 965 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Revisitar os Estudos Curriculares – onde estamos e para onde vamos? | por |
sdum.conferencePublication | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Revisitar os Estudos Curriculares – onde estamos e para onde vamos? | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Comunidade de Prática e Gestão do Currículo na Educação de Jovens e Adultos.pdf | 279,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |