Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23263
Título: | A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N |
Autor(es): | Matos, Ana Rita Vieira Leite |
Orientador(es): | Mota-Ribeiro, Silvana |
Palavras-chave: | Comunicação institucional Comunicação digital Instituições públicas Reposicionamento Educação para a literacia mediática Jovens Projetos educativos Institutional communication Digital communication Public institutions Repositioning Education for mediatic literacy Young people Educational projects |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da
Comunicação, apresenta o trabalho desenvolvido na Comissão de Coordenação e
Desenvolvimento Regional (CCDR-N), uma instituição pública que actua ao nível do
desenvolvimento integrado e competitivo da Região; e, em específico, no Gabinete de Marketing
e Publicidade, onde desempenhei funções num leque alargado de áreas da comunicação.
No âmbito do estágio, afigurou-se pertinente uma reflexão crítica da necessidade de
reposicionamento das instituições públicas relativamente ao paradigma digital e ao papel
desempenhado pelos cidadãos na sociedade civil. De facto, a Internet transformou o processo de
construção de informação pelos cidadãos, em resultado de uma crescente acessibilidade a
conteúdos e a ferramentas com elevado potencial de propagação. Neste contexto, as instituições
públicas devem acompanhar esta tendência e desenvolver um estilo de comunicação que
expresse uma orientação para os cidadãos e as para suas necessidades informativas.
Além disso, devem estar cientes da potencialidade do sentido crítico e construtivo dos
cidadãos, integrando a Educação para a Literacia Mediática nas agendas públicas. Esta
orientação deverá criar condições para que os cidadãos adquiram competências para uma
participação consciente no ecossistema mediático; sobretudo nas camadas jovens, em virtude
da elevada centralidade dos media. As escolas constituem-se como um dos contextos favoráveis
para o desenvolvimento de atitudes e competências a este nível. Neste sentido, considera-se
pertinente a sua adesão a projetos que propiciem a transformação do acesso à informação em
conhecimento. Este é um dos objetivos da iniciativa “Norte School”, promovida pela CCDR-N e
dirigida a alunos do ensino secundário da Região do Norte. Esta pretende promover uma reflexão
em torno das temáticas do desenvolvimento regional, incitando os jovens à criação de ideias e
soluções criativas para o futuro da região. Pela sua natureza, pelo elevado nível de competências
adquiridas ao nível das relações públicas, e pelas implicações que teve a nível social e da CCDRN,
esta é uma iniciativa que merece destaque no presente trabalho. The following internship report performed in the context of the Communication Science Master’s Degree, presents the work developed in the Northern Coordination and Development Regional Committee (CCDR-N), a public institution that performs at the level of competitive and integrated development of the region; specifically at the Marketing and Communication Office, where I elaborated functions in a wide range of institutional communication areas. In the extent of the internship, it is pertinent to make a critical afterthought about the need to reposition public institutions in relation to the digital paradigm and the new role performed by citizens in civil society. In fact, the network has caused a change in the process of acquisition and construction of information by citizens, as result of a growing accessibility to contents and tools with high propagation potential. In this context, public institutions must follow this tendency and develop a communication type which expresses an orientation towards citizens and their informative needs. Besides that, these organizations must be aware of the potentiality in citizen critical and constructive sense, integrating Education for Mediatic Literacy in public agendas. This orientation should create conditions so citizens acquire competences for a conscient participation in mediatic ecosystem, which appears mostly in younger stratus, in virtue of the elevated media centrality. This way, schools constitute one of the favorable contexts for the development of attitudes and competences at this level. To this extent, it is pertinent to join projects that allow the transformation of accessibility to information into knowledge. This is one of the objectives of ‘’Norte School’’, an initiative promoted by the internship institution and destined to secondary school students of the Northern Region. The main objective of the project promotes thinking about the thematic of regional development, inciting young students to create ideas and solutions for the future of the region. By its nature, by the elevated level of acquired competences in the area of public relations, and by its implications at social level and by CCDR-N, this initiative is worthy of attention in the following work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23263 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Vieira Leite Matos.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |