Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23263

TítuloA comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
Autor(es)Matos, Ana Rita Vieira Leite
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveComunicação institucional
Comunicação digital
Instituições públicas
Reposicionamento
Educação para a literacia mediática
Jovens
Projetos educativos
Institutional communication
Digital communication
Public institutions
Repositioning
Education for mediatic literacy
Young people
Educational projects
Data2012
Resumo(s)O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, apresenta o trabalho desenvolvido na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-N), uma instituição pública que actua ao nível do desenvolvimento integrado e competitivo da Região; e, em específico, no Gabinete de Marketing e Publicidade, onde desempenhei funções num leque alargado de áreas da comunicação. No âmbito do estágio, afigurou-se pertinente uma reflexão crítica da necessidade de reposicionamento das instituições públicas relativamente ao paradigma digital e ao papel desempenhado pelos cidadãos na sociedade civil. De facto, a Internet transformou o processo de construção de informação pelos cidadãos, em resultado de uma crescente acessibilidade a conteúdos e a ferramentas com elevado potencial de propagação. Neste contexto, as instituições públicas devem acompanhar esta tendência e desenvolver um estilo de comunicação que expresse uma orientação para os cidadãos e as para suas necessidades informativas. Além disso, devem estar cientes da potencialidade do sentido crítico e construtivo dos cidadãos, integrando a Educação para a Literacia Mediática nas agendas públicas. Esta orientação deverá criar condições para que os cidadãos adquiram competências para uma participação consciente no ecossistema mediático; sobretudo nas camadas jovens, em virtude da elevada centralidade dos media. As escolas constituem-se como um dos contextos favoráveis para o desenvolvimento de atitudes e competências a este nível. Neste sentido, considera-se pertinente a sua adesão a projetos que propiciem a transformação do acesso à informação em conhecimento. Este é um dos objetivos da iniciativa “Norte School”, promovida pela CCDR-N e dirigida a alunos do ensino secundário da Região do Norte. Esta pretende promover uma reflexão em torno das temáticas do desenvolvimento regional, incitando os jovens à criação de ideias e soluções criativas para o futuro da região. Pela sua natureza, pelo elevado nível de competências adquiridas ao nível das relações públicas, e pelas implicações que teve a nível social e da CCDRN, esta é uma iniciativa que merece destaque no presente trabalho.
The following internship report performed in the context of the Communication Science Master’s Degree, presents the work developed in the Northern Coordination and Development Regional Committee (CCDR-N), a public institution that performs at the level of competitive and integrated development of the region; specifically at the Marketing and Communication Office, where I elaborated functions in a wide range of institutional communication areas. In the extent of the internship, it is pertinent to make a critical afterthought about the need to reposition public institutions in relation to the digital paradigm and the new role performed by citizens in civil society. In fact, the network has caused a change in the process of acquisition and construction of information by citizens, as result of a growing accessibility to contents and tools with high propagation potential. In this context, public institutions must follow this tendency and develop a communication type which expresses an orientation towards citizens and their informative needs. Besides that, these organizations must be aware of the potentiality in citizen critical and constructive sense, integrating Education for Mediatic Literacy in public agendas. This orientation should create conditions so citizens acquire competences for a conscient participation in mediatic ecosystem, which appears mostly in younger stratus, in virtue of the elevated media centrality. This way, schools constitute one of the favorable contexts for the development of attitudes and competences at this level. To this extent, it is pertinent to join projects that allow the transformation of accessibility to information into knowledge. This is one of the objectives of ‘’Norte School’’, an initiative promoted by the internship institution and destined to secondary school students of the Northern Region. The main objective of the project promotes thinking about the thematic of regional development, inciting young students to create ideas and solutions for the future of the region. By its nature, by the elevated level of acquired competences in the area of public relations, and by its implications at social level and by CCDR-N, this initiative is worthy of attention in the following work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23263
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Vieira Leite Matos.pdf6,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID