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TítuloAs aspirações socioeducativas dos educandos e a intencionalidade educativa da política da alfabetização em Moçambique : estudo de caso em dois Centros de Alfabetização de Nampula
Autor(es)Alberto, Amisse
Orientador(es)Silva, Eugénio Alves da
Palavras-chaveAlfabetização
Educação de adultos
Política educativa
Literacy
Adult education
Educational policy
Data2012
Resumo(s)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa que realizámos por meio de entrevistas semiestruturadas feitas a 36 educandos de dois centros de alfabetização e educação de adultos de Nampula. Para além da entrevista, efetuámos observação não-participante do processo da alfabetização nos mesmos centros. Complementámos esse trabalho empírico com uma pesquisa documental sobre a alfabetização e educação de adultos em Moçambique. Com o objetivo de compreender a relação entre a intencionalidade educativa do processo da alfabetização e educação de adultos e as aspirações dos educandos, assentámos o suporte teórico do estudo na abordagem da história e teoria geral da educação de adultos contextualizada na realidade sociocultural moçambicana. Depois da análise dos dados obtidos, os resultados do estudo revelaram-nos a existência de uma divergência entre a visão geral da política educativa operacionalizada através dos processos da alfabetização e as aspirações socioeducativas dos educandos. Essa divergência consiste essencialmente no seguinte: os educandos, apesar de se contentarem com os benefícios da aprendizagem da leitura e da escrita, apresentam como maior desejo a progressão académica e a conciliação do processo da alfabetização com habilidades práticas. Por causa disso eles encaram a alfabetização como um meio para, no futuro, conseguir um emprego enquanto que a intencionalidade educativa da política da alfabetização faz dela um instrumento de combate ao analfabetismo através do ensino da leitura e da escrita.
This work is the result of a qualitative research which we have done through semi-structured interviews made to 36 students from two centers of literacy and adult education in Nampula. In addition to the interview, we made non-participant observation of the process of literacy in the same centers. We complement this empirical work with documentary research on literacy and adult education in Mozambique. Aiming to understand the relationship between the educational intent of the process of literacy and adult education and aspirations of students, we sat the theoretical support of this study on history and the general theory of the adult education contextualized in Mozambican socio cultural reality. After data analysis, the study results showed us that there is a divergence between the overview of educational policy implemented through the processes of literacy and the socio educational aspirations of learners. This divergence is essentially the following: despite the benefits which the students have learning to read and write, their greater desire is the academic progress and the reconciliation of the learning process with the literacy skills. Because of that the learners consider the literacy as a means to get a job in the future while the intentionality of literacy educational policy makes it an instrument to combat illiteracy by teaching reading and writing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23941
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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