Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24095
Título: | As TIC potencializadoras da aprendizagem do léxico no ensino das línguas |
Autor(es): | Ferreira, Patrícia Gaspar |
Orientador(es): | Pazos Justo, Carlos Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade |
Palavras-chave: | Léxico TIC Atividades interativas Autonomia Blogue Lexicon ITC Interactive activities Autonomy Blog |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito da realização do Estágio profissional do
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de
Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e pretende documentar o projeto de intervenção
pedagógica supervisionada subordinado ao tema das TIC como potencializadoras da
aprendizagem do léxico no ensino das línguas.
Este documento explana, numa primeira parte, o enquadramento contextual e teórico do
projeto de intervenção. De seguida, fala do local onde as intervenções decorreram e descreve o
grupo turma colaborante com o projeto. Segue-se um enquadramento contextual e éticoconceptual
onde se faz referência aos documentos orientadores do processo ensino e
aprendizagem da língua estrangeira assim como do léxico, das novas tecnologias e da
autonomia do aluno. É igualmente descrito todo o plano da intervenção, com os respetivos
objetivos e estratégias planificadas.
Numa segunda parte, explana-se o desenvolvimento e avaliação do referido projeto de
intervenção. Este pretendeu averiguar se as atividades interativas podem contribuir para um
maior desenvolvimento da autonomia e autorregulação da aprendizagem dos alunos. Todas as
intervenções são descritas ao pormenor assim como as suas respetivas avaliações através da
recolha de dados de fichas de avaliação formativa e de autorregulação/ avaliação dos alunos
intervenientes.
Por fim, o relatório termina com um breve balanço de toda a experiencia pessoal e
profissional numa perspetiva de professor reflexivo e autocrítico. The present report is part of Estágio Profissional within the Master of Portuguese and Spanish Teaching in Basic and Secondary schools. It presents a supervised pedagogical project subordinated to the theme of the ITC as potentiating learning the lexicon in language teaching. This document explains, in the first part, the theoretical and contextual framework of the project intervention. Then, presents where the intervention took place and describes the class group cooperating with the project. A contextual framework and ethical and conceptual follows, containing references to the teaching guiding documents, to the foreign language learning e and respective lexicon, and also to new technologies and learner autonomy. It also described the whole intervention plan, with its respective objectives and strategies planned. The second part explains the development and evaluation of this intervention project. This pretends to determine whether the interactive activities can contribute to the further autonomy development and self-regulated learning of students. All interventions are described in details, as well as their respective evaluations, by gathering data sheets from formative assessment and self-regulation / evaluation of students involved. Finally, the report concludes with a brief assessment of the whole experience, through a personal and professional perspective from a reflective and self-critical teacher. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24095 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Gaspar Ferreira.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |