Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24107
Título: | Organização textual na expressão escrita |
Autor(es): | Coutinho, Maria da Conceição Lima Sampaio |
Orientador(es): | Núñez Sabarís, Xaquín Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio
profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do
Ensino Básico e no Ensino Secundário e pretende documentar a prática
realizada no projeto de intervenção pedagógica supervisionada, tendo como
objetivo principal o desenvolvimento da prática da organização textual na
expressão escrita.
Os objetivos do projeto foram os seguintes: (1) Diagnosticar as
competências da comunicação escrita evidenciadas pelos alunos; (2) Aferir
representações dos alunos sobre a comunicação escrita, incluindo a perceção
das suas próprias capacidades e dificuldades; (3) Desenvolver propostas de
intervenção que promovam competências de comunicação escrita em contexto
de sala de aula, passíveis de serem transferidas para contextos reais; (4)
Desenvolver a autorregulação da aprendizagem, com enfoque nas
competências de comunicação escrita e com enfoque na identificação e
resolução de dificuldades ao nível da comunicação escrita; (5) Avaliar o
impacto das estratégias propostas no desenvolvimento de competências de
comunicação escrita e no desenvolvimento profissional reflexivo do professor.
Depois de uma atenta e rigorosa observação em sala de aula e
avaliação das competências de expressão escrita demonstradas pelos alunos
no teste diagnóstico, deu-se início a um conjunto de estratégias de Intervenção
implementadas e avaliadas. Foi também elaborado material de recolha de
informação relativa à perceção dos alunos em relação às suas dificuldades e
competências adquiridas durante o processo de aprendizagem e utilizados
materiais de autorregulação com o objetivo de avaliar e fazer refletir o aluno e o
professor sobre o seu processo de ensino aprendizagem. This report falls under the completion of the professional traineeship of the Master in Teaching Portuguese and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and aims to document the practice carried out in the project of the supervised pedagogical intervention, having as its main objective the development of the written expression. The project objectives were the following: (1) To diagnose written communication skills evidenced by the students, (2) To assess students' representations about the written communication, including the perception of their own skills and difficulties, (3) To develop proposals for intervention to promote skills of written communication in the context of the classroom, which can be transferred to real contexts, (4) To develop self-assessment of learning, focusing on writing communication skills and also on identifying and solving the difficulties on a writing communication level, (5) To assess the impact of proposed strategies in the development of writing communication skills and on the reflective professional development of the teacher. After a careful and rigorous classroom observation and evaluation of the writing skills demonstrated by students in the placement test, i started with a set of intervention strategies, which were implemented and assessed. I also created material to collect information on the perception of students about their difficulties and skills acquired during the learning process. Self-assessment material was used in order to evaluate and make students and teachers reflect about their own learning process. Throughout the project, I was able to observe the students' skills evolution and my own progress as a teacher, by implementing strategies whose main aim were the development of the students' writing skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24107 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria da Conceição Lima Sampaio Coutinho.pdf Acesso restrito! | 4,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |