Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – LIP Minho : [1280] Estatísticas

Logo

O LIP é uma associação científica e técnica de utilidade pública que tem por objetivos a investigação no campo da Física Experimental de Altas Energias e da Instrumentação Associada. Os domínios de investigação do LIP têm crescido por forma a englobar a Física Experimental de Altas Energias e Astropartículas, Instrumentação de Deteção de Radiação, Aquisição de Dados e Processamento de Dados, Computação Avançada e aplicações em outros campos, em particular a Física Médica.

As atividades de pesquisa principais do laboratório são desenvolvidas no âmbito de grande colaborações no CERN e em outras organizações internacionais e grandes infraestruturas dentro e fora da Europa, como o ESA, o SNOLAB, o GSI, a NASA e AUGER. O LIP é "um laboratório associado" avaliado como "Excelente" em três avaliações sucessivas pelos painéis internacionais.

Nos seus três laboratórios em Coimbra, Lisboa e Minho, o LIP tem aproximadamente 170 colaboradores, dos quais mais de 70 doutorados, sendo muitos professores nas universidades locais.

O pólo do LIP no Minho foi constituído em 2010, ano em que foi assinado um protocolo de colaboração ente o LIP e a Universidade do Minho. Actualmente conta com cerca de 30 membros, incluindo investigadores, estudantes e técnicos. As actividades do LIP no Minho estruturam-se em quatro grupos: Física de Partículas com Aceleradores, em que se destaca a participação na experiência ATLAS e os estudos fenomenológicos associados às medidas de precisão do quark top e do bosão de Higgs, bem como a pesquisa de novos fenómenos de Física, não previstos pelo Modelo Padrão; as Astropartículas; a Computação Avançada e a Divulgação Científica.

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – LIP Minho

Universidade do Minho
Campus de Gualtar, CP3, 3.02
4710-057 Braga
Portugal

Phone: (+351) 253 604 320

E-mail: geral-minho@lip.pt
Web: pólo do LIP no Minho
Percorrer