Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24211
Título: | Colaboração online: como avaliar? |
Autor(es): | Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Colaboração Objetivos partilhados Conhecimento TIC |
Data: | Jan-2013 |
Editora: | Unimes Virtual |
Revista: | Revista Paidei@ : Revista Científica de Educação À Distância |
Resumo(s): | Nesse artigo vamos apresentar um instrumento destinado a avaliar a aprendizagem colaborativa ocorrida em ambientes mediatizados pelas TIC, com comunicação predominantemente assíncrona, que teve como ponto de partida o modelo desenvolvido por Murphy (2004). O referido modelo tem como base a interação e colaboração como elementos desencadeadores de um clima favorável à construção conjunta do conhecimento. Esses elementos representam um processo em contínua evolução e que se concretiza ao longo das seguintes fases: i) presença social; ii) articulando perspectivas individuais; iii) acolhimento ou refletindo as perspectivas dos outros; iv) co-construção de perspectivas comuns e significados; v) construção de objetivos compartilhados e propósitos e vi) Produzir artefactos compartilhados. Partindo deste princípio, apresentaremos uma grelha de avaliação que desenvolvemos e validámos a partir dos instrumentos originais propostos pelo autor. E por fim faremos breves considerações finais sobre a importância do referido instrumento para o estudo dos processos de ensino e aprendizagem na educação online. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24211 |
ISSN: | 1982-6109 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COLABORAÇÃO ONLINE COMO AVALIAR.pdf | Artigo completo | 170,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |