Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24390

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Laurinda-
dc.contributor.authorDourado, Luís-
dc.contributor.authorMorgado, Sofia-
dc.contributor.authorMeireles, Ana-
dc.contributor.authorAzevedo, Carla-
dc.contributor.authorAlves, Carlos-
dc.contributor.authorFernandes, Célia-
dc.contributor.authorSilva, Eleutério-
dc.contributor.authorCabral, Emília-
dc.contributor.authorPinto, Esmeralda-
dc.contributor.authorOsório, Judite-
dc.contributor.authorVale, Manuela-
dc.contributor.authorSilva, Margarida-
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Teresa-
dc.date.accessioned2013-06-11T11:00:13Z-
dc.date.available2013-06-11T11:00:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0124-5481por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24390-
dc.description.abstractO ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas.por
dc.description.abstractTeaching for problem-based learning (PBL) requires a big change in teachers' as well as in students' usual roles. Few Portuguese in-service science and geography teachers learned about teaching for PBL in their undergraduate teacher education programmes. Hence, in order to put PBL into practice, teachers need education and training. This paper reports on the evaluation that 11 science and geography teachers that previously attended an in-service course on PBL make of their own experience of teaching science and geography school themes trough a PBL approach. Results indicate that teachers felt that his teaching approach was very demanding to them. They also suggest that, according to the teachers, low profile students were the ones that seem to have benefited most from the PBL oriented classes. Due to the requirements and the novelty of the approach undertaken, the participants in the study believe that teachers need not only education and training but also support from experts on this teaching approach when they first try to put it into practice.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundación Revista de Educación de las Cienciaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspor
dc.subjectProfessores de ciências naturaispor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectScience educationpor
dc.subjectProblem-based learningpor
dc.subjectPhysics & chemistry teacherspor
dc.subjectBiology & geologypor
dc.subjectGeographypor
dc.subjectBiology & geologypor
dc.subjectPhysics & chemistry teacherspor
dc.subjectBiology & geologypor
dc.subjectPhysics & chemistry teacherspor
dc.titleEnsino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografiapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionwww.accefyn.org.co/recpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage28por
oaire.citationEndPage32por
oaire.citationIssueSPEC. ISSUEpor
oaire.citationTitleJournal of Science Educationpor
oaire.citationVolume14por
sdum.journalJournal of Science Educationpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SPV14PUB (4).pdfDocumento principal7,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID