Departamento de Ciências da Educação da Criança : [43] Estatísticas

Logo

O Departamento de Ciências da Educação da Criança (DCEC) é uma estrutura permanente do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho responsável pela produção e transmissão de conhecimento nas áreas das ciências da educação que estudam o desenvolvimento da criança e a condição infantil, as problemáticas organizacionais, sociológicas, curriculares e pedagógicas da educação básica, da educação especial, bem como dos contextos não formais, e problemáticas da formação de professores e de outros profissionais de educação de crianças.

Criado em Julho de 1993, o Departamento está estruturado nos dois grupos disciplinares criados em Outubro de 1991, (baseados nas áreas disciplinares criadas em Julho de 1987): Psicopedagogia e Educação Especial da Criança, com 14 docentes, dos quais 8 doutorados, e Estudos Socioeducativos e Currículo da Educação Básica, com 16 docentes, dos quais 12 doutorados.

O Departamento exerce as suas actividades pedagógicas e científicas nas áreas disciplinares de: Psicologia Educacional da Criança; Educação Especial; Metodologia e Supervisão em Educação de Infância; Sociologia da Infância; Tecnologias de Informação e Comunicação; Currículo da Educação Básica; Organização e Formação na Educação Básica.

Ao nível de graduação, participa na leccionação das Licenciaturas de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e no tronco comum dos Cursos de Complemento e de Qualificação para Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo, assegurando integralmente os Cursos de Qualificação.

A nível da pós-graduação, o departamento oferece Cursos de Especialização em Estudos da Criança, variantes de Associativismo e Animação Sócio-Cultural e Tecnologias de Informação e Comunicação bem como em Educação Especial, ramos de Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Precoce. O DCEC promove também Cursos de Mestrado em:

Educação Especial
Dificuldades de Aprendizagem
Intervenção Precoce

Educação de Infância
Educação Multicultural e Envolvimento Parental
Metodologia e Supervisão

Estudos da Criança
Associativismo e Animação Sócio-Cultural
Desenvolvimento Pessoal e Social
Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias
Tecnologias de Informação e Comunicação.

Sociologia da Infância (em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)

Percorrer