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https://hdl.handle.net/1822/24532
Título: | Análise do desempenho da compreensão da gramática oral em crianças dos 6 aos 9 anos: para uma identificação precoce de perturbações da linguagem |
Autor(es): | Santos, Graciosa Maria de Freitas Lopes Casimiro dos |
Orientador(es): | Santos, Anabela Cruz dos |
Palavras-chave: | Linguagem Perturbações da linguagem Gramática oral Conhecimento explícito da língua Avaliação 1.º Ciclo do ensino básico Language Language disorders Oral grammar Explicit knowledge of language Assessment Elementary school |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente estudo exploratório teve por objetivo traduzir e adaptar para
Português Europeu o Test for Reception of Grammar Version 2 (TROG-2) de Bishop
(2003), bem como conhecer e analisar o desempenho ao nível da compreensão da
gramática oral em 90 crianças de uma escola pública do 1.º ciclo do ensino básico, do
concelho de Guimarães, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, do 1.º ao 4.º
ano de escolaridade.
O TROG-2 de Bishop (2003), é constituído por 80 frases, que se encontram
divididos em 20 blocos (quatro frases por bloco), sendo que em cada bloco é analisada
uma categoria gramatical. Os resultados deste estudo indicam que:
a) A idade teve um efeito estatisticamente significativo e de dimensão do efeito
médio ηp2= 0.141;
b) Na análise do desempenho da avaliação da compreensão da gramática oral
entre os 4 subgrupos verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os
alunos de 6 anos e os alunos com 9 anos;
c) Os alunos com 6 anos apresentaram os resultados brutos menos elevados no
teste seguidos dos alunos com 8 anos, dos alunos com 7 anos e finalmente dos alunos
com 9 anos que obtiveram os resultados brutos mais elevados no teste;
d) O desempenho mais elevado no teste verificou-se no bloco B “Frases na
forma negativa”; no bloco A “Frases com dois elementos: Sujeito/Verbo” e no bloco D
“Frases com três elementos: Sujeito/Verbo/Objeto”;
e) A análise da potência do teste (.884) revelou um valor elevado o que nos
indica uma elevada capacidade do teste para detetar diferenças estatisticamente
significativas.
Foi analisada a consistência interna do teste, tendo-se obtido um valor de Alfa de
Cronbach de (α=.669) considerado bom.
Assim, consideramos que o teste TROG-2 (versão portuguesa) revela ter
potencialidades como um instrumento de avaliação da compreensão da gramática oral. This exploratory study aimed to translate and adapt the Test for Reception of Grammar Version 2 (Trog-2) Bishop (2003), to European Portuguese, as well as to understand and analyze the performance level of oral grammar in 90 children in a public school in the municipality of Guimarães, aged 6 to 9 years. The TROG-2 test (2003), consists of 80 sentences, which are divided into 20 blocks (four sentences per block), and each block is analyzed on a grammatical category. The results of this study indicate that: a) Age had a statistically significant effect and an effect size of ηp2= 0141; b) In the performance analysis of the oral comprehension of grammar among the 4 subgroups there were statistically significant differences between students aged 6 years and students aged 9 years; c) Students with 6 years old showed the lowest results followed by students with 8 years, by students 7 years, and finally students with 9 years old who obtained the highest scores on the test; d) The higher performance on the test was found in block B "phrases in negative;" block A "Sentences with two elements: subject / verb" and in block D "Sentences with three elements: subject / verb / object"; e) Analysis of the observed power of the test (.884) revealed a high value which indicates a high ability of the test to detect statistically significant differences. Reliability was analyzed through Cronbach's alpha (α=.669), which value was considered good. Thus, we consider that the test Trog-2 (Portuguese version) turns out to have potential as a tool for assessing oral understanding of grammar and to be used by professionals in the field. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24532 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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