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TítuloAnálise do desempenho da compreensão da gramática oral em crianças dos 6 aos 9 anos: para uma identificação precoce de perturbações da linguagem
Autor(es)Santos, Graciosa Maria de Freitas Lopes Casimiro dos
Orientador(es)Santos, Anabela Cruz dos
Palavras-chaveLinguagem
Perturbações da linguagem
Gramática oral
Conhecimento explícito da língua
Avaliação
1.º Ciclo do ensino básico
Language
Language disorders
Oral grammar
Explicit knowledge of language
Assessment
Elementary school
Data2012
Resumo(s)O presente estudo exploratório teve por objetivo traduzir e adaptar para Português Europeu o Test for Reception of Grammar Version 2 (TROG-2) de Bishop (2003), bem como conhecer e analisar o desempenho ao nível da compreensão da gramática oral em 90 crianças de uma escola pública do 1.º ciclo do ensino básico, do concelho de Guimarães, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, do 1.º ao 4.º ano de escolaridade. O TROG-2 de Bishop (2003), é constituído por 80 frases, que se encontram divididos em 20 blocos (quatro frases por bloco), sendo que em cada bloco é analisada uma categoria gramatical. Os resultados deste estudo indicam que: a) A idade teve um efeito estatisticamente significativo e de dimensão do efeito médio ηp2= 0.141; b) Na análise do desempenho da avaliação da compreensão da gramática oral entre os 4 subgrupos verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os alunos de 6 anos e os alunos com 9 anos; c) Os alunos com 6 anos apresentaram os resultados brutos menos elevados no teste seguidos dos alunos com 8 anos, dos alunos com 7 anos e finalmente dos alunos com 9 anos que obtiveram os resultados brutos mais elevados no teste; d) O desempenho mais elevado no teste verificou-se no bloco B “Frases na forma negativa”; no bloco A “Frases com dois elementos: Sujeito/Verbo” e no bloco D “Frases com três elementos: Sujeito/Verbo/Objeto”; e) A análise da potência do teste (.884) revelou um valor elevado o que nos indica uma elevada capacidade do teste para detetar diferenças estatisticamente significativas. Foi analisada a consistência interna do teste, tendo-se obtido um valor de Alfa de Cronbach de (α=.669) considerado bom. Assim, consideramos que o teste TROG-2 (versão portuguesa) revela ter potencialidades como um instrumento de avaliação da compreensão da gramática oral.
This exploratory study aimed to translate and adapt the Test for Reception of Grammar Version 2 (Trog-2) Bishop (2003), to European Portuguese, as well as to understand and analyze the performance level of oral grammar in 90 children in a public school in the municipality of Guimarães, aged 6 to 9 years. The TROG-2 test (2003), consists of 80 sentences, which are divided into 20 blocks (four sentences per block), and each block is analyzed on a grammatical category. The results of this study indicate that: a) Age had a statistically significant effect and an effect size of ηp2= 0141; b) In the performance analysis of the oral comprehension of grammar among the 4 subgroups there were statistically significant differences between students aged 6 years and students aged 9 years; c) Students with 6 years old showed the lowest results followed by students with 8 years, by students 7 years, and finally students with 9 years old who obtained the highest scores on the test; d) The higher performance on the test was found in block B "phrases in negative;" block A "Sentences with two elements: subject / verb" and in block D "Sentences with three elements: subject / verb / object"; e) Analysis of the observed power of the test (.884) revealed a high value which indicates a high ability of the test to detect statistically significant differences. Reliability was analyzed through Cronbach's alpha (α=.669), which value was considered good. Thus, we consider that the test Trog-2 (Portuguese version) turns out to have potential as a tool for assessing oral understanding of grammar and to be used by professionals in the field.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24532
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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