Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24558
Título: | A criança face à publicidade e ao marketing |
Autor(es): | Oliveira, Maria das Dores Oliveira Rafael de |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Palavras-chave: | Infância Consumo Publicidade e marketing Childhood Consumption Publicity and marketing |
Data: | 12-Abr-2013 |
Resumo(s): | A publicidade e o marketing são fenómenos a registar na construção da
infância. Nas práticas de consumo das crianças concretiza-se uma boa parte
do processo de socialização do indivíduo, vivido de forma autónomo pelos
média e grupo de pares, para além da família e da escola.
A tese a criança face à publicidade e ao marketing sustenta-se teoricamente na
Sociologia da Infância para identificar as práticas de consumo no cotidiano das
crianças, procurando assinalar contextos sociais distintos.
Através de uma investigação de natureza qualitativa com a realização de focus
group com crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos de
idade de diferentes contextos sociogeográficos: urbano, industrial e rural,
estabelecem-se rotas de acesso ao conhecimento sobre o que as crianças
pensam sobre a publicidade. Como complemento, busca-se o método
quantitativo que possibilita realizar inferências de livros de registos de compras
reais ou virtuais.
Os principais eixos de análise desta investigação inserem-se na problemática
da criança e a publicidade, da criança e o consumo e da criança e a marca.
Este estudo permite-nos concluir que as crianças são atores sociais fortemente
influenciáveis pela sociedade de consumo própria da globalização hegemónica,
porém detêm uma atitude seletiva e crítica perante o mercado da publicidade e
das marcas, manifestando-se, simultaneamente, uma diferença de
comportamento de consumo em função do género, da classe social e do
contexto sociogeográfico de residência Publicity and marketing are two important phenomenon in the building process of our childhood. The process of socialization of people, lived in a autonomous way by the media and pair groups, is due not only to family and the school, but also to the consumerism practices during our childhood. The thesis “The child, publicity and marketing” endures theorically in the Sociology of Childhood to identify the practices of consumerism in the children everyday life, aimed to sign different social contexts. Applying a research method of qualitative nature and using a target group of children aged 7 to 12 from different social and geographical (urban, industrial and rural) backgrounds, we were able to find out what children think about advertising. As a complement, the quantitative method was used, which allowed to gather information on virtual or real shopping. The main analysis areas of this investigation are related to the issues of child and advertising, of the child and consumerism and the child and the brand. This study allows us to conclude that children are social actors who are strongly influenced by the consumer society of a hegemonic globalization. However, they show a selective and critical attitude towards the advertising market and the brands, manifesting simultaneously a difference in consumption behavior according to gender, social class and socio-geographic context. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24558 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria das Dores Oliveira Rafael de Oliveira.pdf Acesso restrito! | 4,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
anexos.zip Acesso restrito! | 258,39 MB | Unknown | Ver/Abrir |