Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24667

TítuloO desenvolvimento da criatividade musical na creche e no jardim : projeto de intervenção
Autor(es)Vaz, Bárbara Sofia da Costa
Orientador(es)Vieira, Maria Helena G. L.
Palavras-chaveMúsica
Criatividade
Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Music
Creativity
Learning
Child development
Data2012
Resumo(s)O projeto implementado teve como objetivos, por um lado, desenvolver a criatividade a nível musical uma vez que a música, sendo uma área de extrema importância para o desenvolvimento infantil, não é devidamente valorizada a nível educacional e, por outro lado, proporcionar prazer e alegria às crianças através do contacto com a música. A música, sendo a arte dos sons, possui diversas propriedades capazes de estimular o desenvolvimento infantil; interfere não só na perceção auditiva, mas também no movimento do corpo, na fala e no pensamento lógico e estético. O presente estudo visa mostrar o trabalho com a música na educação infantil, considerando que este é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível às crianças. A linguagem musical, além de essencial para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, contribui significativamente para o desenvolvimento da memória, da concentração, da coordenação motora e abre espaço para uma diversidade de oportunidades que contribuem para o pleno e harmonioso desenvolvimento da criança. Inserida de forma correta no ambiente educativo das crianças, a música, além de promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, é um poderoso meio de integração social. Através deste projeto investigou-se o envolvimento das crianças em processos de criatividade musical e verificou-se que esses processos são fulcrais para o desenvolvimento de educação pré-escolar.
The project implemented aimed, on the one hand, at developing creativity whit music since music is an area of extreme importance to child development and usually is not properly valued in schools and, on the other hand, providing pleasure and joy to children through contact with music. Music, as an art of sound, has several properties that stimulate child development and interferes not only in aural perception, but also in body movement, speech and logical thought and aesthetic. This study aims to showcase the work with music in early childhood education, considering that this is a means of expression and form of knowledge accessible to children. The musical language, as well as essential for the development of speech, balance, self-esteem and self-knowledge, contributes significantly to the development of memory, concentration, coordination, and makes room for a diversity of opportunities that contribute to the full and harmonious child development. When properly developed in the educational context of children, music promotes not only cognitive, affective and social development, that also social integration. Through this project the children’s involvement in creative musical processes was investigated and it was concluded that these processes are essentials in childhood education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24667
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bárbara Sofia da Costa Vaz.pdf
Acesso restrito!
3,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID