Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24824

TítuloFatores que influenciam os estudantes na escolha do curso superior: um estudo descritivo
Autor(es)Ferreira, Ana Lia Silva
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveInstituições do ensino superior
Estudantes
Processo de tomada de decisão
Marketing
Institutions of higher education
Students
Decision-making process
Data2012
Resumo(s)As instituições do ensino superior portuguesas vivem, atualmente, num ambiente competitivo de fortes mudanças, caracterizado por restrições financeiras e uma exigência crescente em termos de eficácia e eficiência. De referir que Portugal, a partir do ano de 2003 assistiu a um fenómeno que até então nunca havia acontecido - o número de vagas disponíveis para os estudantes (a oferta) foi superior em relação à procura por parte dos mesmos. Torna-se, desta forma, imprescindível que se revejam as estratégias de gestão, nomeadamente, no que consiste às ferramentas de marketing. Perante isto, torna-se crucial conhecer o processo de tomada de decisão dos estudantes no que concerne à escolha do ensino superior. Esta informação é extremamente útil para as instituições do ensino superior, pois permite-lhes perceber quais os determinantes mais considerados pelos alunos no processo de decisão e em que momentos, esses determinantes são mais evidentes. Assim sendo, mediante a aplicação de um inquérito por questionário a todos os alunos do primeiro ano da Escola de Economia e Gestão (n=361) da Universidade do Minho, concluímos que os fatores intrínsecos aos alunos (tal como, Interesse pela área e Desenvolvimento e enriquecimento intelectual) foram considerados muito importantes no processo de decisão da escolha do curso. A variável Pais parece ser o ator com mais relevância no que concerne ao grau de confiança no processo de escolha do curso superior e o Website da universidade é, sem dúvida, o elemento com mais importância quanto ao grau de informação e influência.
The Portuguese institutions of higher education are currently going through a period of significant changes, influenced by financial restrictions and a growing demand for efficiency and efficacy. In fact, from the year 2003, Portugal went through an ignored phenomenon, reflected on the fact that the number of vacancies available to students was higher than the demand. This reality poses numerous challenges for managers in general and marketeers in particular, whose major aim is to attract students to their universities. Thus, it has become essential to understand the decision-making process that students go through when choosing a place for higher education. This information is extremely useful for higher education institutions as it allows them to understand the key factors that influence the students' decision-making process. As a result, following a primary research questionnaire given to all first year students of the School of Management and Economics (n=361) from the University of Minho, it can be concluded that the underlying factors for students, such as Interest for a subject matter and Intellectual growth and development, are considered to be very important for the decision-making process for choosing a course. The variable Parents seems to have the greatest relevance where the degree of trust in the selection process of the superior course is concerned and the University's Website is, without a doubt, the most important element in the degree of confidence and influence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24824
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Lia Silva Ferreira.pdf
Acesso restrito!
3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID