Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24991

Título‘Tired of being a woman …’: algumas estratégias da poesia feminina Moderna
Autor(es)Guimarães, Paula Alexandra
Palavras-chavePoesia
Modernismo
Smith
Sitwell
Plath
Data2009
EditoraPublicações da Universidade de Aveiro
Resumo(s)Esta comunicação pretende examinar as múltiplas formas através das quais algumas poetisas de língua inglesa do século XX tentaram sondar, explorar e configurar a ‘feminidade’, isto é o estatuto do feminino, nos seus textos. As autoras aqui abordadas tiveram constantemente que ‘negociar’ com a tradição literária, inquirindo (-se) não apenas sobre o que é ser ‘mulher’ mas também sobre o que significa ‘escrever’ o seu género dentro dos papéis potencialmente limitadores de poetess ou de woman poet. As declamações e poses públicas de Edith Sitwell, Stevie Smith, Anne Sexton e, em parte, de Sylvia Plath serviram para desestabilizar, questionar e discutir a sua posição como ‘mulheres-poetas’, assim como para lidar com as questões do sucesso e do fracasso poético. Estas autoras fazem frequentemente uso do ‘corpo’ como local de exibição e de conflito, com o propósito de afirmar o seu género como poetas, ao mesmo tempo que tentam questioná-lo. Por outro lado, algumas delas (entre as quais, Sitwell e Smith) fizeram um uso extenso da forma do monólogo dramático, que tende a gerar ironias múltiplas ao estabelecer uma relação complexa entre escritor, leitor, persona e texto, permitindo-lhes falar numa outra voz que não a delas (a de uma outra mulher ou mesmo uma voz masculina). Ainda como forma de defesa contra a precariedade e a instabilidade do ‘eu’ lírico, estas autoras recorrem, de modo deliberadamente extravagante, a técnicas surrealistas e intertextuais, não apenas com a intenção (mais ou menos subversiva) de pôr a descoberto aspectos do inconsciente feminino e da cultura patriarcal vigente, mas também de se afirmarem como poetas bem-sucedidas.
TipoArtigo em ata de conferência
Descrição“‘Tired of Being a Woman…’: Algumas Estratégias da Poesia Feminina Moderna”, Success and Failure. Essays from the 29th APEAA Conference, Aveiro, 2009.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24991
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tired of Being a Woman.pdf315,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID