Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24995

Título"I am the Voice of Fire": a poesia como performance política na obra de Edith Sitwell e Stevie Smith
Outro(s) título(s)"I am the Voice of Fire": poetry as political performance in the works of Edith Sitwell and Stevie Smith
Autor(es)Guimarães, Paula Alexandra
Palavras-chavePoesia
Performance
Modernismo
Sitwell
Smith
Política
DataNov-2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Resumo(s)Edith Sitwell e Stevie Smith atingiram, nas suas respectivas gerações, reputações formidáveis como poetisas aclamadas e como performers extremamente populares. Apesar de diferenças significativas nas suas origens e nas tradições que assimilaram, Sitwell e Smith possuem estilos de performance poética muito comparáveis. O exagero e a ambivalência dos seus corpos e vozes em actuação transformaram a aberração na norma. Enquanto que a aristocrática Sitwell se movia nos círculos literários de elite, permanecendo uma ‘diva’ do movimento performativo vanguardista, Smith – que pertencia à classe média baixa – foi sobretudo influenciada pelas tradições do music-hall, alternando a leitura e o canto dos seus poemas em palco. Ambas as poetisas adoptaram figurações femininas elaboradas que lhes permitiram existir fora dos limites da feminilidade ‘normal’. Sitwell e Smith tiraram partido da ambiguidade das suas personas para poderem questionar a separação das esferas na poesia, exigindo o direito de reescrita do político através do pessoal. Enquanto que a poesia de Sitwell questiona o trágico impacto da guerra sobre a mulher e afirma a importância da inclusão da voz feminina no diálogo político, a obra de Smith questiona as representações tradicionais do imperialismo inglês através da interrogação que faz acerca da épica e da gesta masculinas.
Edith Sitwell and Stevie Smith have attained in their respective generations formidable reputations as acclaimed women poets and as extremely popular performers. In spite of significative differences in their origins and the traditions they have assimilated, Sitwell and Smith possess very comparable styles of poetic performance. The exaggeration and the ambivalence of their performing bodies and voices have transformed aberration into norm. Whereas the aristocratic Sitwell moved in the elite literary circles, remaining a ‘diva’ of the avant-guard performative movement, Smith – who belonged to the lower middle class – was mainly influenced by the music-hall traditions, alternating the reading and the singing of her poems on stage. Both women poets have adopted elaborate feminine figurations that allowed them to exist outside the limits of ‘normal’ femininity. Sitwell and Smith have taken advantage of the ambiguity of their personas so that they could question the separation of spheres in poetry, demanding the right of rewriting the political through the personal. While the poetry of Sitwell questions the tragic impact of the war on woman and affirms the importance of the inclusion of the feminine voice in the political dialogue, the work of Smith questions the traditional representations of English imperialism through her interrogation about the masculine epic.
TipoArtigo em ata de conferência
Descrição'XI Colóquio de Outono. Estudos Performativos / Global Performance. Political Performance', Org. A.G. Macedo et al, C.E.H.U.M., Braga.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24995
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
I am the Voice of Fire (publicação CEHUM).pdf310,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID