Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25321
Título: | As pequenas e médias empresas no Noroeste de Portugal : identidades e racionalidades |
Outro(s) título(s): | Les petites et moyennes entreprises au Nord-Ouest du Portugal : identites et rationalites Small and medium enterprises in the Nordeast of Portugal : identities and rationalities |
Autor(es): | Martins, Moisés de Lemos Neves, José Pinheiro Gonçalves, Helena Domingues, Ivo Andrade, Pedro José de Oliveira |
Data: | 1993 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Ciências Históricas e Sociais (CCHS) |
Revista: | Cadernos do noroeste |
Resumo(s): | Apresentamos aqui a reflexão que enquadra teórica e metodologicamente o projecto de investigação homónimo a ser desenvolvido pelos autores.
Níveis a que procederá a análise:
1. Serão focalizados os processos simbólicos de construção (identificação e diferenciação) das empresas;
2. Serão focalizados os contextos normativos da acção e as distintas racionalidades que contribuem para a definição da identidade da empresa e para a construção social do mercado (racionalidades legais, racionalidades estratégicas, racionalidades limitadas, etc.);
3. Serão focalizadas a génese e o perfil do pequeno e médio empresário, que, enquanto factores estruturais e estruturantes das empresas, as identificam e diferenciam;
4. Serão focalizadas as retóricas e as argumentatividades, próprias da publicidade e do marketing da empresa, das suas marcas e produtos,
que contribuem, também elas, para a produção da identidade das PME;
5. Será focalizado o quotidiano da empresa, nas práticas de trabalho e de lazer, constituintes da identidade das PME. Nous presenterons ici la reflexion qui encadre theoriquement et methodologiquement Ie projet d'investigation homonyme developpe par les auteurs. Niveaux de procedure de l'analyse: 1. Nous ferons ressortir les processus symboliques de construction (identification et differenciation) des entreprises; 2. Nous ferons ressortir les contextes normatifs de l'action et les differentes rationalites qui contribuent a une definition de l'identite de l'entreprise et a la construction sociale du march{: (rationalites legales, rationalites strategiques, rationalites limitees, etc.); 3. Nous ferons ressortir la genese et Ie profil du chef d'entreprise, qui, en tant que facteurs sructurels et structurants des entreprises, les identifient et les differencient; 4. Nous ferons ressortir les rhetoriques et les argumentations propres a la publicite, a ses marques et produits, qui contribuent elles-aussi a la production de l'identite des PME. 5. Nous ferons ressortir Ie quotidien de l'entreprise, dans les pratiques de travail et de loisir, constituantes de l'identite des PME. We hereby present some framing thoughts which refer to the theory and methods followed during this project. Levels of analysis to be focused by the project: 1. The symbolic processes of creating enterprises (identification and differentiation); 2. The normative contexts of action and the distinct rationalities that contribute to the definition of the identity of the enterprise as well as to the social creation of the market (i. e legal, strategic and limited rationalities); 3. The genesis and profile of the small and medium entrepreneur, which identify and differentiate the enterprises, since they are their structuring and structural factors themselves; 4. The rhetoric and arguments concerning publicity and marketing of the enterprises' trade marks and products, which also interfere in the production of the identity of SME; 5. The daily life of the enterprise, either at work or leisure practices that constitute the identity of the enterprise. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25321 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
as_pequenas_e_medias_empresas.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |