Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25333

TítuloTeatro pobre, teatro rico ou da palavra ao acto : estudos em sociologia do teatro
Autor(es)Almeida, Ricardo Manuel Ferreira de
Orientador(es)Gonçalves, Albertino
Data2-Jul-2013
Resumo(s)Falar de teatro por vezes é inútil, tão inútil como a sua arte. Se virmos bem, nesta sociedade predominantemente tecnológica, o seu exercício não produz nada de palpável e por vezes é economicamente pouco rentável. Efémero, extingue-se no tempo e no espaço. Quando estas duas dimensões se apagam, resta apenas a memória e o que se conta a quem não viu, o resultado de uma bricolage de sentidos, emoções e ópticas. Este texto teve como objectivo configurar um assunto que raramente mereceu destaque entre a panóplia de estudos que se fazem em redor do universo teatral: o teatro amador, representativo do paroxismo da força de fazer chorar ou rir, porque não é encanado pelo exercício disciplinado das emoções. Ali perdura a emoção sem pudor de se fazer notar, o riso que se enfaixa no riso do outro, se liberta de toda a formalidade sugerida por uma moral burguesa e reconhece o olhar cúmplice do vizinho. Durante os quatro anos que durou o período de investigação gerador deste texto, foi conduzido um estudo no terreno junto de oito grupos de teatro amador do distrito de Vila Real, procurando captar as suas formas de organização social colectiva e desvendar onde elas radicam, com os objectivos de perceber sobre que base se constrói a performance individual, que modelos estéticos assistem à escolha e produção de obras artísticas e quais são os fundamentos que explicam a acção colectiva. Foram indagadas dimensões de vivência grupal que passaram pela observação dos momentos de lazer dos referidos grupos, seus hábitos e costumes, suas discussões, seus mapas mentais, seu ethos, enfim, sua cultura, pois julgamos ser este um dado fundamental para a compreensão do seu lebenswelt: a percepção e entendimento de si e do mundo, estudando a relação entre indivíduo e cultura na tentativa de compreender a sua experiência subjectiva, enquanto elementos significativos componentes de um sistema mais vasto. Neste sentido, traçamos uma linha que intentou decifrar que relações existem entre um ambiente sociocultural, influente na socialização dos indivíduos, e qual a sua força na elaboração e sedimentação de práticas e visões do mundo. No fundo, o que se pretendeu entender e explicar foi a forma como os condicionalismos macro-sociais interferem nos modelos de organização social das colectividades e grupos organizados de pequena dimensão, empregando como modelo de análise a relação dinâmica entre as estruturas socializadoras do Estado Novo que, numa gama de intervenções sobre o concreto, influíram sobre os lazeres e nomeadamente sobre o teatro, munidos de perspectivas políticas e estéticas que fizeram escola. Cremos que esta interferência foi decisiva sobre as formas de organização pouco solidificadas, empregando como exemplo os grupos de teatro amador e, provavelmente, ainda exerce influência sobre o conjunto das práticas sociais relativas a dimensões lusitanas como a economia, a política, a participação social e, no nosso caso, o teatro. Por fim, esta tese, além de representar o resultado de uma investigação, não pode deixar de ser um tributo aos heróis esquecidos, aos amantes sanguíneos do teatro, que se entregam ao palco depois do trabalho anónimo de cada dia e confundem a sua vida com a história da instituição que representam. É um trabalho nostálgico, confessamos. Mas é também uma faina séria e honesta, representa o esforço de uma vida.
Talking about theater is sometimes useless, as useless as his art. If you look well, in this predominantly technological society, his exercise does not produce anything tangible and sometimes is economically unprofitable. Ephemeral, extinguished in time and space. When these two dimensions are erased, there is only remaining memory and the account who has not seen, the result of a bricolage of senses, emotions and optics. This text aimed to set up a subject that rarely was highlighted among the panoply of studies around the theatrical universe: the amateur theater, representative of paroxysm of strength to cry or laugh, because it is not piped through the disciplined exercise of emotions. There, endures the unshamed emotion, the laughter of the other, freed from all formality suggested by a bourgeois morality. During the four years of the period of investigation generator of this text, we conducted a field study with eight amateur theater groups in the district of Vila Real- Portugal, trying to capture their forms of social organization and collective unravel where they are rooted, with aims to understand on what basis is constructed individual performance, understand the aesthetic models that assist the selection and production of artistic works and what are the reasons that explain collective action. Were surveyed dimensions of group experience that went through observation of leisure time of those groups, their habits and customs, their discussions, their mental maps, their ethos, in short, their culture, because we think structures of the “Estado Novo” that socializing in a range of interventions on the concrete, influenced particularly on leisure and on the theater, armed with political and aesthetic perspectives that made school. We believe that this interference was decisive on the forms of organization somewhat solidified, using as an example the amateur theater groups and, probably, also influences the set of social practices relating to Lusitanian dimensions such as economics, politics, social participation and in our case, theater. Finally, this thesis also represents the result of an investigation, cannot fail to be a tribute to the forgotten heroes, lovers of theater, who surrender to the stage after the anonymous work each day and confuse his own life with the history of the institution they represent. It is a nostalgic work, we confess. But it is also a serious and honest toil, represents the effort of a lifetime.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Sociologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25333
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses
DS/CICS - Teses de Doutoramento / PhD Theses

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