Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25346

TítuloAs redes sociais e a aprendizagem de matemática baseada na resolução de problemas: um estudo de caso com alunos do ensino superior
Autor(es)Seabra, Cristina Marcela Cordeiro de
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveRedes sociais
Resolução de problemas de matemática
Comunidades
Ensino e aprendizagem
Colaboração
Inovação
Construção de conhecimento
Social networks
Solving mathematics problems
Communities
Teaching and learning
Collaboration
Innovation
Knowledge building
Redes sociales
Resolución de problemas de matemáticas
Enseñanza y aprendizaje
Colaboración
Innovación
Creación de conocimiento
Data22-Jul-2013
Resumo(s)Caminhar para o futuro é caminhar na direção da inovação. Assim, o desafio da Educação que se impõe nos dias que correm, consiste em preparar os cidadãos para a realidade de um mundo globalizado, complexo e em mudança, sem fronteiras, centrado no conhecimento, na capacidade individual e coletiva, encetando um leque de oportunidades para a promoção de atividades que levam os alunos a trabalhar colaborativamente. Impõe-se, deste modo, compreender a educação como um processo de formação individual e colaborativa, de envolvimento e partilha, o que requer uma intervenção formativa de cariz social e cognitivo. Partindo dos pressupostos de Etienne Wenger (2006) sobre a aprendizagem social, aprender é um processo inerentemente social e não pode ser separado do contexto no qual a aprendizagem ocorre. Face à expansão célere das redes sociais virtuais no quotidiano, o ensino superior e mesmo até os restantes níveis do sistema educativo não devem alhear-se do papel que estas exercem no paradigma comunicacional e de embasar comunidades de aprendizagem. Deste modo, esta investigação debruça-se na emergência das redes sociais virtuais e a mudança que as mesmas produzem no sistema de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimento matemático, com particular incidência na resolução de problemas matemáticos no ensino superior. Para efeito, desenvolvemos um estudo de caso, num grupo edificado na rede social Facebook, com alunos de primeiro ano do curso de Licenciatura em Educação Social, no decorrer de um semestre, em contexto exterior à sala de aula. Deste modo, não foi afetada a exploração de conteúdos programáticos estabelecidos para a unidade curricular e possibilitou a exploração de diversas temáticas transversais à mesma. A recolha de dados foi realizada através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a alunos participantes na investigação, bem como, da comunicação assíncrona (interações) originadas no processo de resolução de um problema na rede social em causa. Os resultados obtidos demonstram que, para a maioria dos intervenientes a participação efetiva no grupo contribuiu para a aprendizagem de Matemática, em particular para a resolução de problemas, pois constituiu-se um forte engajamento no cerne da comunidade através da colaboração, da partilha de conteúdos, da comunicação de processos, da aprendizagem informal, entre outros. Através destes fatores ou aspetos referidos na literatura foi possível desenvolver competências essenciais para a construção do conhecimento e contribuir para a inovação de processos metodológicos.
Walking to the future is walking towards the direction of innovation. Thus, the challenge of education that is needed these days is to prepare citizens for the reality of a globalized, complex and in changing world, without borders, centred on knowledge, on the individual and collective capacity, engaging a range of opportunities to promote activities that lead students to work collaboratively. It enforces, therefore, to understand education as a process of individual and collaborative training, of involvement and sharing, which requires a training intervention of social and cognitive nature. Based on the assumptions of Etienne Wenger (2006) on social learning, learning is an inherently social process and cannot be separated from the context in which learning occurs. Given the rapid expansion of virtual social networks on a daily basis, higher education and even the other levels of the education system should not alienate themselves from the role they play in the communication paradigm and to base learning communities. Thus, this research focuses on the emergence of social networks and virtual changes that they produce in the system of teaching and learning, and building mathematical knowledge, with particular emphasis on solving mathematical problem in higher education. For the purpose, we developed a case study, in a group built on the social network Facebook, with first-year students of the Bachelor's Degree in Social Education, during a semester in context outside the classroom. Thus, it has not been affected the operation of syllabus set for the course and allowed the exploration of several themes transversal to it. Data collection was performed through the content analysis of semi structured interviews with students participating in research as well as asynchronous communication (interactions) originated in the process of solving a problem in the social network in question. The results show that, for the most part of the participants, to participate effectively in the group contributed to the learning of mathematics, particularly for the resolution of problems since constituted a strong commitment at the heart of the community through collaboration, content sharing, communication processes, informal learning, among others. Through these aspects or factors mentioned in the literature was possible to develop essential skills for building knowledge and contribute to the innovation process methodology.
Caminar hacia el futuro es caminar hacia la innovación. Por lo tanto, el reto de la educación que se necesita en estos días, es preparar a los ciudadanos para la realidad de un mundo globalizado, complejo y cambiante, sin fronteras, centralizado en el conocimiento y en la capacidad individual y colectiva para crear valor, proporcionando así, una amplia gama de oportunidades para la promoción de actividades que llevarán a los estudiantes a trabajar en colaboración. Se impone comprehender la educación como un proceso de formación individual y colaborativo, de compromiso y participación, que requiere una intervención en el desarrollo social y cognitivo. Con base en los supuestos de Etienne Wenger (2006) sobre el aprendizaje social, se indica que este es un proceso social intrínseco al aprendizaje y que no puede separarse del contexto social en el que se produce. Dada la rápida expansión de las redes sociales virtuales en nuestros días, la educación superior e incluso los otros niveles del sistema educativo no deberían alejarse del papel que desarrollan en el paradigma de la comunicación y empezar nuevas comunidades de aprendizaje. Por lo tanto, esta investigación se centra en la aparición de las redes sociales virtuales e en los cambios que producen en el sistema de enseñanza y aprendizaje e en la construcción de conocimiento matemático, con especial énfasis en la resolución de problemas matemáticos en educación superior. Para el efecto, se desarrolló un estudio de caso, de un grupo basado en la red social Facebook, con estudiantes de primer año de Grado en Educación Social programado en la asignatura semestral, fuera de la clase. Así la exploración de la planificación de los estudios no se ha visto perjudicada, incluso se ha podido averiguar más contenidos en el ámbito de la asignatura. La recolección de datos ha sido realizada a través del análisis de las entrevistas a los estudiantes que han participado en la investigación, así como en la comunicación asíncrona (interacciones) originada en el proceso de resolución de un problema en la red social en análisis. Los resultados obtenidos muestran que para la mayoría de los estudiantes, la participación efectiva en el grupo ha contribuido al aprendizaje de las matemáticas, en particular para la resolución de problemas, una vez que se constituyó un fuerte compromiso en el seno de la comunidad a través de la colaboración, del intercambio de asuntos, de comunicación de procesos, de aprendizaje informal, entre otras cosas más. A través de estos factores o elementos contemplados en la literatura fue posible desarrollar habilidades esenciales para la construcción de conocimiento y contribuir a la innovación de procesos metodológicos.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25346
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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