Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25453
Título: | Percepção de alunos sobre as potencialidades dos filmes e vídeos digitais na educação : uma experiência em dois cursos de licenciatura |
Autor(es): | Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Vídeos digitais Filmes educativos Tecnologias Audiovisual Digital videos Movies Educational technology Audiovisual |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI |
Resumo(s): | A experiência realizada, apresenta o vídeo e os filmes educativos como recursos
didáticos para auxiliar os professores e alunos na exemplificação e contextualização das aulas teóricas. Para a
realização deste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se um
questionário de múltipla escolha que foi aplicado a duas turmas de graduação (filosofia e matemática) de uma
Universidade Pública Federal e com um quantitativo total de 30 alunos. Com os resultados obtidos, observouse
um clima de descontração nas aulas, bem como, uma atenção maior ao longo das exibições das imagens e
ainda, um interesse maior dos alunos em expressar suas opiniões e pontos de vista. Foi possível também
constatar que a experiência foi exitosa, na medida em que quase todos demonstraram o interesse em ter
vídeos e filmes presentes em outras disciplinas do currículo dos cursos de graduação pesquisados. The experience carried out, shows the video and educational films as educational resources to help teachers and students in the context of exemplification and lectures. For this study, we opted for exploratory research of a quantitative nature. We used a multiple-choice questionnaire that was applied to two undergraduate classes (philosophy and mathematics) at a public university and a Federal quantitative total of 30 students. In the results, there was a relaxed atmosphere in the classroom, as well as greater attention over the views of the images and also a greater interest of the students to express their opinions and viewpoints. It was also possible to see that the experiment was successful, in that almost all showed interest in having videos and movies present in other subjects in the curriculum of undergraduate courses surveyed. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25453 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joao_Bottentuit_challenges2013.pdf | 249,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |