Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25573

TítuloAferição para a população portuguesa da Escala de Desenvolvimento: ages & stages questionnaires (ASQ-3) dos 14 aos 27 meses
Autor(es)Teixeira, Maria de La Salete da Cunha
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveIntervenção precoce
Rastreio de desenvolvimento
Psicometria
Validação
Early Intervention
Development screening
Ages & stages questionnaires
Psychometry
Validation
Data19-Jul-2013
Resumo(s)No âmbito da Intervenção Precoce (IP) o rastreio surge como especial recomendação, constituindo o primeiro passo de uma identificação atempada de alterações de desenvolvimento, o que, por sua vez, é essencial para a otimização de resultados desenvolvimentais das crianças e para o apoio às famílias. A utilização de um sistema efetivo de rastreio e monitorização implica uma série de princípios nomeadamente a utilização de um instrumento formal criado com esse objetivo, adaptado culturalmente e com boas qualidades psicométricas. O ASQ é um instrumento que se encontra alinhado com as premissas de IP no que respeita ao envolvimento parental em todas as fases do processo de intervenção, particularmente, neste caso, na identificação e também apresenta a possibilidade de ser utilizado e adaptado a várias culturas. Assim, e dando seguimento a estas preocupações, este estudo visa a aferição da ASQ-3 dos 14 aos 27 meses para a população portuguesa, procurando colmatar uma lacuna no que concerne à existência de instrumentos de rastreio de desenvolvimento aferidos para as crianças portuguesas. O ASQ – 3ª edição é um sistema composto por 21 questionários entre os 2 e os 60 meses de idade. Cada um é composto por 30 itens divididos por cinco dimensões de desenvolvimento, nomeadamente comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Após o preenchimento dos questionários, os itens são cotados e totalizados por dimensão, sendo este valor comparado, posteriormente, com os dois pontos de corte. Desta análise poderá surgir uma de três conclusões: 1) o desenvolvimento da criança está adequado para a idade; 2) a criança é encaminhada para monitorização do desenvolvimento em uma ou mais dimensões de desenvolvimento; 3) é encaminhada para uma avaliação mais específica por um profissional. Este estudo refere-se aos questionários de idades compreendidas entre os 14 e os 27 meses e apresenta os dados de uma amostra total de 541 indivíduos recolhidos em Portugal Continental. No sentido da validação do instrumento foram trabalhadas medidas psicométricas que permitissem uma análise aprofundada da validade e fiabilidade do ASQ na sua versão portuguesa (ASQ-PT). Para a medida da fiabilidade realizaram-se estudos de consistência interna pelos valores de alpha de Cronbach, de estabilidade temporal e de acordo entre observadores. Os valores de alpha de Cronbach encontram-se entre .37 e .85 sendo a grande maioria acima de valores aceitáveis. A estabilidade temporal revelou um elevado nível de acordo entre os dois momentos de observação tal como o acordo entre observadores, com valores normalmente bons e muito bons de correlação nas diferentes dimensões. No que respeita à validade foi realizada a análise fatorial; o estudo das correlações entre as dimensões do questionário, através do r de Pearson; e os estudos em amostra de risco e em amostra de crianças em acompanhamento terapêutico. A análise fatorial não revelou uma distribuição por cinco fatores aproximada das cinco dimensões de desenvolvimento do instrumento original. Nas correlações de r de Pearson verifica-se a manutenção da identidade das dimensões pois os valores são quase na sua totalidade abaixo do moderado Na comparação entre as médias das duas amostras com risco e sem risco verifica-se que na generalidade as primeiras são mais baixas. Relativamente às crianças em acompanhamento terapêutico, com a utilização dos pontos de corte portugueses, verifica-se que a totalidade das crianças seria encaminhada para uma avaliação mais específica demonstrando a competência do ASQ para identificar alterações de desenvolvimento. Após o estudo normativo compararam-se os pontos de corte portugueses e os do instrumento original verificando-se que na generalidade diminuíram. Apenas se salienta que a dimensão onde quase todos os pontos de corte contrariaram esta tendência foi a comunicação. A taxa de identificação de crianças com necessidade de uma avaliação específica, com os pontos de corte portugueses foi, neste estudo, de 10,2% numa dimensão de desenvolvimento e de 4,4% em duas ou mais dimensões. Após análise dos diferentes testes a que o ASQ-PT foi submetido é possível constatar que é uma ferramenta de rastreio com potencialidade para preencher os critérios definidos pela literatura de um instrumento eficaz e para identificação de alterações de desenvolvimento na população portuguesa. A existência deste instrumento e a sua possível futura utilização em Portugal responde à atual legislação em vigor no que respeita à deteção e sinalização de crianças em risco de desenvolvimento.
In the sphere of Early Intervention (EI), screening emerges as a particular recommendation, constituting the first step for an early identification of alterations in development. This, in turn, is essential for optimizing the development results of the child and for the support of the family. The use of an effective screening system implies the use of a series of principles, namely the use of a formal instrument created with that purpose, culturally adapted and with good psychometric qualities. The ASQ is an instrument that is aligned with the EI premises, in respect to parental involvement in all the phases of the intervention process, particularly, in this case, that of identification. It also presents the possibility of being used and adapted to various cultures. Therefore, following up on these concerns, this study aims to standardize the ASQ-3 from 14 to 27 months of age, to the Portuguese population, looking to address a gap as regards the existence of standardized screening instruments for Portuguese children. The ASQ – 3rd edition is a system built up of 21 questionnaires, between 2 and 60 months of age. Each one is, in turn, divided into 30 items, divided up into five dimensions of development, namely communication, gross motor, fine motor, problem solving and personal-social. After the questionnaires are completed, the items are scored and summed up for each dimension, and this score is later compared with the two cutoff points. From this analysis one of three conclusions will be drawn: 1) the child’s development is appropriate for its age; 2) the child is forwarded for development monitoring of one or more of the development dimensions; 3) the child is forwarded to a more specific assessment by a professional. This study refers to the questionnaires for the ages between 14 and 27 months and presents the data of a total sample of 541 individuals, collected in Mainland Portugal. In order to standardize the instrument, psychometric values were studied that allowed an in depth analysis of the reliability and validity of the Portuguese version of the ASQ (ASQ-PT). For the measurement of its reliability, studies were made of its internal consistency through the values of the Cronbach coefficient alpha, test-retest and interobserver agreement. The Cronbach coefficient alpha values fall between .37 and .85, mostly above acceptable values. The temporal stability revealed a high agreement level between the two moments of observation, as did the interobserver agreement, with correlation values normally good to very good in the different dimensions. As regards the validity, the factorial analysis was done, the Pearson r correlations and studies in at-risk samples and samples of children undergoing therapeutic following. The factorial analysis did not reveal a distribution through five factors close to the five development dimensions of the original instrument. In the Pearson r correlations there is a maintenance of the dimension identities, as their values are mostly below moderate. Comparing the means of the two samples at-risk and not at-risk, it will be noted that the first group, generally, is lower. As regards to the children in therapeutic following using the Portuguese cutoff points it will be noted that all the children would be forwarded to a more specific assessment, demonstrating the ASQ competence in identifying changes in development. After the normative study a comparison was made between the Portuguese cutoff points and the original instrument and it was verified that in general they decreased. It must be stressed that the dimension where almost all the cutoff points contradicted this trend was communication. The rate of children identified with a need for a specific assessment, with the Portuguese cutoff points was, in this study, of 10,2% in one dimension of development and 4,4% in two or more. After the analysis of the different tests to which the ASQ-PT was submitted, it can be clearly stated that it is a screening tool with potential to complete the criteria defined by the literature, an effective instrument for the identification of changes in development in the Portuguese population. The existence of this instrument and its possible future use in Portugal meets the current legislation as regards to the detection and signalling of children at development risk.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25573
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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