Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25809

TítuloBullying escolar: um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno
Autor(es)Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Pereira, Beatriz Oliveira
Simões, Hugo
Farenzena, Rosana
Palavras-chaveBullying
Criança
Vitimação
Género
Frequência
DataJul-2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, a através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos ( Ẋ=12,36 e σ= 0,773). Os principais resultados de pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção das categorias de vitimação física e de exclusão.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25809
ISBN978-989-8525-13-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bullying escolar_um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno..pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID