Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25809
Título: | Bullying escolar: um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno |
Autor(es): | Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Pereira, Beatriz Oliveira Simões, Hugo Farenzena, Rosana |
Palavras-chave: | Bullying Criança Vitimação Género Frequência |
Data: | Jul-2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, a através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos ( Ẋ=12,36 e σ= 0,773). Os principais resultados de pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção das categorias de vitimação física e de exclusão. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25809 |
ISBN: | 978-989-8525-13-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bullying escolar_um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno..pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |