Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25980

TítuloAnimação e recursos digitais: potencialidades educativas do flanelógrafo digital
Autor(es)Medeiros, Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Branco, Pedro
Palavras-chaveFlanelógrafo
Crianças
Recursos digitais
Animação
Manipulativos digitais
Design participativo
TIC
Data7-Mai-2013
Resumo(s)A presente dissertação pretende integrar dinâmicas de animação sociocultural com o design participativo centrado no utilizador — as crianças do Pré-Escolar (PE). Ao apropriarem-se dos produtos da sua Era, estes nativos digitais jovens confrontam-se com desajustes entre materiais digitais e as suas necessidades e capacidades, em aspetos de usabilidade, responsabilização e segurança. Em Portugal, a educação PE mediada pelas Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem dificuldades de implementação resultantes, essencialmente, da carência e desajuste dos recursos. Contudo, emergiram novos materiais de participação e colaboração, as interfaces tangíveis ou manipulativos digitais, que fazem face a este desajuste, por serem manipuláveis, de fácil manuseamento e combinarem propriedades digitais. Apesar pouco estudadas e aplicadas no contexto educativo podiam constituir uma possibilidade de aprendizagem informal, digital e colaborativa. Este estudo consistiu no projeto de desenvolvimento dum flanelógrafo tradicional numa interface tangível. O TALK, Training Autonomous Languages in Kindergarten, promove diferentes formas de expressão, entre elas a fluência digital das crianças do séc. XXI, demostrando ser possível incluir crianças em projetos participativos, na área das TIC, através do desenho de sistemas interativos. O estudo Animação e Recursos Digitais é único, pois as crianças foram protagonistas ativas desta atualização digital, partiu de dinâmicas de animação sociocultural, interação com diferentes recursos digitais, construção reflexiva de um material de aprendizagem, vivência de relações intergeracionais e partilha de saberes em momentos lúdicos e de bem-estar num projeto de design participativo. O TALK é a versão híbrida e digital de um livro de flanela usado para contar histórias a crianças ao Pré-Escolar. Se a versão comum permitia contar histórias usando a manipulação de figuras de tecido, a nova versão co-desenhada por crianças, permitelhes enriquecer histórias com a gravação da narrativa em áudio e vídeo e projeção num teatro de sombras. Nesta plataforma aberta o número de histórias a criar é o ilimitado. A criança dispõe das figuras (que podem ser construídas), mas também das mãos e do corpo. A ferramenta, em protótipo, foi desenhada à medida das suas capacidades, autonomia e interesses das crianças dando voz, cor, forma e movimento às suas histórias. O flanelógrafo digital foi avaliado e tornou-se um recurso mais útil ao Centro de Solidariedade Social de Valdozende (que participou no estudo), pois recria, avalia e partilha histórias ou outras atividades, inovando de modo multissensorial, o processo de documentação digital das aprendizagens e criações das crianças.
This master thesis merges pre-schooler’s sociocultural activities with participatory design systems. Since today’s young children engage with technologies struggling with usability, security and responsibility issues, that several times are unfit to their wants and needs. In Portugal, Information and Communication Technologies (ICT) in preschool attempted for digital learning, although with difficulties, and both lack and inadequacy of resources. New learning materials had emerged, tangible interfaces or digital manipulatives, which suit pre-schoolers needs and combine manipulable resources with digital features in an easily handable experience. Therefore they could be adequate and useful for informal, digital and collaborative learning. However they are still novel in education. This study developed a tangible flannel board, called TALK, the acronym for Training Autonomous Languages in Kindergarten, and empowers child’s expression, including digital fluency of twenty-first century pre-schoolers. Stating that young children can be design partners of a participatory project with ICT and interactive systems. In Animação e Recursos Digitais project, children were active protagonists of this digital update in a participatory design project. The intervention plan triggered from sociocultural dynamics, interaction with different digital resources, construction of a reflective learning material, experience of intergenerational relationships and sharing of knowledge during leisure and wellness moments. TALK, is a hybrid and digital version of a flannel book traditionally used in pre-school for storytelling. If the traditional version only allowed telling stories through the flannel figures manipulation, the new version, co-designed by children, can enrich stories by recording the narration in audio and video and also projecting them on a shadow puppet theatre. Since it is an open-ended platform, there are unlimited stories to be created; beside the flannel characters motion (to be constructed), children can also perform with their hands and body. This tool is still a prototype, was evaluated and aims to develop emergent literacy, oral communication and ICT, but also favours children fun, security and autonomy — proving to be possible to conduct participatory projects with young children, in a novel curriculum area, and including interactive design systems. TALK, designed by children and according to their needs, voices, colours, shapes and motions their stories as a window of childhood. The flannel board digital has now become a useful resource to the Centro de Solidariedade Social de Valdozende because it reconstructs, evaluates and shares stories or other activities with peers and educators, or in other words, it updates digital documentation process of children learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em associativismo e Animação Sociocultural)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25980
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Maria Ana Salgado Miranda Vasconcelos Morais de Medeiros.pdf
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