Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26740

TítuloAprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo centrado na formação contínua de professores de ciências e de geografia
Autor(es)Morgado, Sofia
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data2013
Resumo(s)A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste em aprender novos conhecimentos resolvendo problemas. O ensino orientado para a ABRP, que teve início na área das ciências da saúde, alcançou a educação em ciências mas exige uma mudança radical nos papéis dos intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem. Atendendo a esta exigência e dado que poucos professores portugueses de Ciências e de Geografia têm formação neste tipo de ensino, o objetivo geral deste estudo é investigar qual o efeito de uma ação de formação em ensino orientado para a ABRP nas conceções, representação de práticas e perspetivas de professores de Ciências e de Geografia. Para concretizar este objetivo, organizou-se um estudo com duas etapas: uma que tem a ver com o efeito imediato de uma ação de formação sobre ensino orientado para a ABRP nas conceções, representações de práticas e perspetivas de professores de Ciências e de Geografia e outra que tem a ver com o efeito da implementação deste tipo de ensino, por professores previamente formados, nessas mesmas conceções, representações de práticas e perspetivas. Na primeira etapa aplicou-se, a 33 professores de Ciências e de Geografia, que voluntariamente decidiram participar na ação de formação, um questionário, antes (QA) e após (QB) a formação. Na segunda etapa aplicou-se um questionário (QC) a 10 dos professores anteriormente formados que se disponibilizaram para implementar o ensino de temas de ciências e/ou de geografia orientado para a ABRP. Este questionário foi complementado com uma entrevista, realizada a cinco destes professores. Os resultados sugerem que a formação contribuiu para a reestruturação das conceções perfilhadas pelos professores acerca dos conceitos de Exercício, de Problema e de ABRP e para a preparação e motivação dos professores (formandos) para implementarem o ensino orientado para a ABRP. Por seu lado, a implementação de ensino orientado para a ABRP mostrou que os professores conseguiram implementar o ensino em causa mas enfrentaram algumas dificuldades e tiveram algumas surpresas durante essa implementação, as quais os levaram a reconhecer a importância do apoio de especialistas ou de docentes mais experientes nesse tipo de ensino para ajudar os professores a colmatar algumas das suas dificuldades e/ou inseguranças. Além disso, estes professores apresentaram algumas sugestões que podem ser úteis, quer para colegas que pretendam implementar este tipo de ensino, quer para a organização de futuras ações de formação.
Problem-Based Learning (PBL) has to do with learning new knowledge by solving problems. Teaching for PBL has its roots in medical science schools and reached science education by the turn of the century. Putting PBL into practice requires big changes into the roles of all people intervening in the teaching and learning process. Due to the fact that teaching for PBL is a very demanding approach and that few Portuguese Science and Geography teachers are familiar with this teaching approach, the main research objective of this dissertation is to investigate the effect of a course focusing on teaching for PBL on in-service Science and Geography teachers’ conceptions, representations of practices and perspective of teaching for PBL. To attain this research objective, a two steps study was undertaken. The first step concentrates on the immediate effect of a short teacher education course, focusing on teaching for PBL, on in-service science and geography teachers’ conceptions, representations of practices and perspective of teaching for PBL. The second step concentrates on the effect of the implementation of this type of teaching approach by trained teachers on their own conceptions, representations of practices and perspectives of teaching for PBL. During the first step, 33 teachers that volunteered to attend the in-service course answered to a questionnaire, before (QA) and after (QB) it. During the second step, 10 trained teachers that volunteered to put PBL into practice, in school science and geography themes, answered to another questionnaire (QC). Data collected through QC were complemented by data collected through an interview conducted with five of these teachers. Results suggest that teacher training through the short course led them to develop their conceptions of Problem, Exercise and PBL, and empowered and motivated them to put PBL into practice. Besides, teachers’ experimentation of teaching for PBL showed that they succeeded in using this teaching approach but faced some difficulties and had some surprises during the intervention. These results led them to recognize the importance of teachers getting advice from a specialist or from an experienced colleague so that they can successfully overcome the difficulties and challenges faced during a PBL-based intervention. In addition, these teachers made some suggestions that may be helpful to colleagues willing to both put PBL into practice and organize in-service teacher education courses in the near future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26740
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Fernandes Morgado.pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID