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https://hdl.handle.net/1822/26839
Título: | Normalização dos processos de definição da embalagem de fornecedor e cliente |
Autor(es): | Abreu, Luís Carlos Ferreira |
Orientador(es): | Carvalho, Maria Sameiro |
Palavras-chave: | Embalagem Lean manufacturing Logística Processo Melhoria contínua Packaging Logistic Process Continuous improvement |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Esta dissertação realizou-se no âmbito de um estágio curricular, desenvolvido com o objetivo da
melhoria contínua de dois processos logísticos da empresa Bosch Car Multimedia Portugal S.A..
Os processos analisados são os da definição da embalagem de fornecedor e do processo de
definição da embalagem de cliente.
Os processos de definição da embalagem são processos de desenvolvimento que ocorrem
aquando do desenvolvimento de um novo produto. O processo de definição da embalagem de
fornecedor permite definir, em conjunto com o fornecedor, qual a embalagem que será utilizada
no transporte da matéria-prima, desde o fornecedor até à empresa. Já o processo de definição
da embalagem de cliente tem como objetivo definir a embalagem que irá transportar o produto
final da empresa para o cliente. Ambos os processos carecem de restruturação e de
normalização das diferentes atividades, de forma a eliminar desperdícios de tempo e custos
excessivos relacionados com a definição e a implementação das embalagens. Para uma melhor
compreensão dos processos e com o objetivo de os normalizar, foram realizados diferentes
workshops para ambos os processos, com todos os intervenientes envolvidos nos processos, de
forma a identificar todas as atividades desenvolvidas, os desperdícios, problemas e ineficiências
que afetavam os processos.
Como resultado da análise dos processos e tendo como base a metodologia Lean Production,
foram propostas melhorias que tornaram os processos mais fluidos, claros e eficientes, apenas
com atividades de valor acrescentado, das quais foram eliminados desperdícios, retrocessos,
falhas de comunicação e atrasos. No processo de definição de embalagem de fornecedor foi
possível obter uma redução de Lead Time de 34,15% e 5,69% no processo de embalagem de
cliente.
Com o objetivo de normalizar e monitorizar o desempenho dos processos, criaram-se diretrizes e
instruções de trabalho e novas medidas de desempenho. Assim, será possível que os processos
possuam um enquadramento bem definido e que seja possível realizar uma melhor gestão e
controlo do desenrolar das atividades de forma a detetar possíveis lacunas que poderão originar
pontos de melhoria contínua dos processos. This dissertation was performed during a curricular internship, developed with the aim of continuous improvement of two logistic processes at Bosch Car Multimedia Portugal S.A. company. The processes analyzed are the supplier packaging definition and the client packaging definition. The packaging processes analyzed are development processes, which occur during the development of a new product. The supplier packaging process allows, together with the supplier, the definition of the packaging which will be used in the transportation of raw materials, from the supplier to Bosch. On the other hand, the client packaging definition aim is define the packaging that will transport the final product from Bosch to the client. Both processes require restructuring and normalization of different activities in order to eliminate time waste and cost overruns related to the definition and implementation of packaging. For a better understanding of the processes and with the aim of get its normalization, different workshops were conducted for both processes, with all stakeholders involved in the process, in order to identify all activities, waste, inefficiencies and problems. As a result of the processes analysis and based on the Lean Production methodology, have been proposed improvements that would make the processes more fluid, clear and productive. Thus, it was possible to obtain two Lean processes, only with value-added activities, which were eliminated waste, setbacks, communication failures and delays. In the supplier packaging definition process was possible to obtain a reduction of 34.15% of Lead Time and 5.69% of Lead Time in the client packaging definition process. In order to standardize and monitorize the performance of the processes, guidelines and work instructions and new performance measures have been created. Thus, it is possible to have a guideline to guide both processes through all stages and achieve a better management and control of the conduct of activities in order to detect possible gaps that may lead to the continuous improvement of the processes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26839 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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