Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27108

TítuloAvaliação de cursos em b-Learning : uma proposta
Autor(es)Machado, Cláudia
Gomes, Maria João
Palavras-chaveAvaliação
b-Learning
Universidade do Minho
Tecnologia Educativa
Evaluation
University of Minho
Education technology
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)A avaliação, um dos termos mais polêmicos no âmbito educacional, tem vindo a assumir um papel determinante por permitir identificar potencialidades e fragilidades, além de orientar para os ajustamentos que se revelem necessários das iniciativas em curso. Atualmente assiste-se a uma expansão de ofertas educativas nas modalidades e-/b-Learning e como consequência um conjunto de expectativas é gerado, exigindo um acompanhamento e monitoramento das ações com vistas a fundamentar e permitir tomadas de decisões conscientes para a introdução de possíveis mudanças e reajustes face aos resultados obtidos. A Universidade do Minho, no ano letivo de 2009/2010, ofertou pela primeira vez o curso de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade Tecnologia Educativa (MCETE) na modalidade b-Learning. Desta forma, com a finalidade avaliar o curso MCETE, de modo, a identificar as potencialidades e fragilidades deste primeiro ano de funcionamento, criou-se uma proposta de avaliação centrado no MCETE. Com este texto esperamos contribuir para a reflexão em torno da necessidade de avaliação dos cursos online com uma visão holística na qual se considere um conjunto de dimensões distintas mas articuladas e que podem ser analisas com base num conjunto diversificado de indicadores.
One of the most controversial terms in the educational field, evaluation has assumed a leading role by allowing to identify strengths and weaknesses, besides guiding to adjustments which are necessary to the ongoing initiatives. Nowadays we are witnessing an expansion of educational ofierings in terms of e-/b-Learning and as a result of it a set of expectations is raised requiring follow-up and monitoring of actions in order to support conscious decision making that will allow for the introduction of possible changes and adjustments to actual output. The University of Minho in the academic year 2009/2010 ofiered the first Master in Educational Sciences in Education Technology (MESET) in b-Learning mode. Thus, in order to evaluate this degree program in a way to identify its strengths and weaknesses presented on its first year, we aimed to create an evaluation proposal with focus on the MESET. With this text we hope to contribute to the debate around the need for evaluation of online courses with a holistic view in which it considers a number of difierent dimensions but that can be articulated and analyzed based on a diverse set of indicators.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27108
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação de cursos em b-learning uma proposta - challenges 2013.pdf255,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID