Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27125
Título: | Raciocínios de estudantes do ensino superior na resolução de tarefas sobre matrizes |
Autor(es): | Barros, Paula Maria Araújo, Cláudia Mendes Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Álgebra linear Matrizes Raciocínios Ensino superior |
Data: | Nov-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | No presente texto estudam-se os raciocínios desenvolvidos por estudantes do ensino superior na resolução de uma tarefa sobre matrizes, com particular ênfase nos erros e dificuldades por eles revelados. Participaram no estudo trezentos estudantes do ensino superior politécnico de vários cursos de engenharia, que se encontravam a frequentar a unidade curricular de Álgebra Linear e Geometria Analítica do 1.º ano dos respetivos cursos. Inserido na avaliação, depois de abordados os diferentes temas da unidade curricular, os estudantes realizaram no ano letivo 2011/2012 vários trabalhos sobre esses temas, um dos quais incluía uma questão sobre matrizes, que é aqui estudada. Dos resultados obtidos conclui-se que os estudantes demonstraram dificuldades consideráveis na resolução da tarefa proposta, evidenciando-se também que a ausência de conhecimentos sobre lógica clássica induziu a que os alunos justificassem a sua resposta de forma incorreta. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27125 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 XXIVSIEMd.pdf | Documento principal | 538,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |