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https://hdl.handle.net/1822/27290
Título: | O papel das lideranças institucionais na motivação, satisfação e desenvolvimento pessoal dos colaboradores das CCAM: uma abordagem comparativa |
Autor(es): | Matos, Maria Heliodora Vieira Geraldes de |
Orientador(es): | Machado, Carolina Feliciana |
Palavras-chave: | Liderança institucional, Motivação Satisfação Desenvolvimento pessoal Crédito Agrícola Institutional leadership Motivation Satisfaction Personal development Crédito Agrícola |
Data: | 23-Set-2013 |
Resumo(s): | No contexto de acréscimo da concorrência a nível global a Banca nacional teve que
adotar estratégias para aumentar a competitividade. Para o efeito, tem vindo a utilizar a
maximização dos recursos disponíveis, o controlo mais apertado dos custos e a utilização do
excesso de capacidade gerado pela introdução corrente de novas tecnologias. O sector
bancário nacional - funcionamento, atividades e estratégias - é muito diversificado em função
da dimensão, da localização, do contexto económico, social e jurídico e das experiências.
Tendo presente o cenário exposto, a escolha das organizações sobre as quais incide o
estudo recaiu no Crédito Agrícola (CA), sobre o qual pouco se tem estudado, em particular no
que respeita aos seus colaboradores. A área escolhida para objeto de análise é Portugal
Continental e a Região Autónoma dos Açores, composta pela Caixa Central e por 84 Caixas
de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), num total de 686 balcões.
O principal propósito deste estudo consiste em analisar o papel das lideranças
institucionais como atores determinantes no seio desta organização, isto é, em que medida é
que os colaboradores com funções de liderança procuram e conseguem utilizar a sua posição
para potenciar o desempenho do CA, mediante a sua intervenção direta nas equipas. Visa-se,
também, conhecer de que forma é que os líderes conseguem mobilizar e apoiar os recursos
humanos para essa mesma otimização operacional, indo também ao encontro dos anseios e
aspirações dos colaboradores sob a sua supervisão. Neste caso, são analisados aspetos como a
liderança, a motivação, a satisfação, o clima laboral, a formação profissional e o
desenvolvimento pessoal. O clima laboral é potenciador de bom desempenho organizacional, quer na ótica dos
líderes, quer na ótica dos liderados, facilitando a interligação e o alinhamento entre as partes
para o alcance e a superação das metas e objetivos estabelecidos. Isto reveste-se de especial
relevância dada a elevada competitividade do ambiente em torno das instituições bancárias e
da grande volatilidade dos mercados financeiros.
No respeitante ao desenvolvimento pessoal e profissional, existe alinhamento de
posições entre líderes e liderados, em que os líderes preocupam-se em melhorarem as
competências dos seus colaboradores, com destaque para os líderes com menos tempo no CA,
sendo isso reconhecido pelos liderados. In the context of increasing global competition, the Portuguese Banking industry needs to adopt strategies in order to improve competitiveness. To this end, it has been used the maximization of the available resources, a tighter control of the costs, as well as the surplus capacity created by the current introduction of new technologies. The Portuguese banking industry – functioning, activities and strategies – is much diversified, according to the size, location, economic environment, social and legal context and experiences. Bearing in mind this scenario, the choice of the banking organization to be the subject for this study focused in the Crédito Agrícola (CA), about which not much has been studied, with special attention to its employees. The chosen country area for analysis is mainland Portugal and Azores, covering the Caixa Central and 84 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), a total of 686 branches. The main purpose for this study is to examine the role played by the institutional leaderships as determinant agents within this organization, that is, in what extend does the employees with leadership roles seek and use their position in order to maximize the CA performance, by their direct intervention on the teams. This study also intends to acknowledge the way how leaders can mobilize and support their human resources for that same operational optimization, by also going to meet the yearnings and aspirations of their subordinates. In this case, subjects like leadership, motivation, satisfaction, work environment, job training and personal development are studied. The work environment is an enhancer of good organizational performance, either in the view of the leaders as from the standpoint of the subordinates, facilitating the interconnection and the alignment between the parties to reach and overcome the established objectives and goals. This is of particular relevance given the highly competitiveness of the environment on which the banking institutions operate as well as the major volatility of the financial markets. Regarding the personal and professional development of the human resources, there is an alignment position between leaders and subordinates, in which the leaders are concerned on the improvement of their subordinates’ skills, this being more visible on the leaders who have less time working within the CA. This situation is confirmed by the subordinates. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências Empresariais (área de especialização de Organização e Políticas Empresariais) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27290 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
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