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TítuloO papel das lideranças institucionais na motivação, satisfação e desenvolvimento pessoal dos colaboradores das CCAM: uma abordagem comparativa
Autor(es)Matos, Maria Heliodora Vieira Geraldes de
Orientador(es)Machado, Carolina Feliciana
Palavras-chaveLiderança institucional,
Motivação
Satisfação
Desenvolvimento pessoal
Crédito Agrícola
Institutional leadership
Motivation
Satisfaction
Personal development
Crédito Agrícola
Data23-Set-2013
Resumo(s)No contexto de acréscimo da concorrência a nível global a Banca nacional teve que adotar estratégias para aumentar a competitividade. Para o efeito, tem vindo a utilizar a maximização dos recursos disponíveis, o controlo mais apertado dos custos e a utilização do excesso de capacidade gerado pela introdução corrente de novas tecnologias. O sector bancário nacional - funcionamento, atividades e estratégias - é muito diversificado em função da dimensão, da localização, do contexto económico, social e jurídico e das experiências. Tendo presente o cenário exposto, a escolha das organizações sobre as quais incide o estudo recaiu no Crédito Agrícola (CA), sobre o qual pouco se tem estudado, em particular no que respeita aos seus colaboradores. A área escolhida para objeto de análise é Portugal Continental e a Região Autónoma dos Açores, composta pela Caixa Central e por 84 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), num total de 686 balcões. O principal propósito deste estudo consiste em analisar o papel das lideranças institucionais como atores determinantes no seio desta organização, isto é, em que medida é que os colaboradores com funções de liderança procuram e conseguem utilizar a sua posição para potenciar o desempenho do CA, mediante a sua intervenção direta nas equipas. Visa-se, também, conhecer de que forma é que os líderes conseguem mobilizar e apoiar os recursos humanos para essa mesma otimização operacional, indo também ao encontro dos anseios e aspirações dos colaboradores sob a sua supervisão. Neste caso, são analisados aspetos como a liderança, a motivação, a satisfação, o clima laboral, a formação profissional e o desenvolvimento pessoal. O clima laboral é potenciador de bom desempenho organizacional, quer na ótica dos líderes, quer na ótica dos liderados, facilitando a interligação e o alinhamento entre as partes para o alcance e a superação das metas e objetivos estabelecidos. Isto reveste-se de especial relevância dada a elevada competitividade do ambiente em torno das instituições bancárias e da grande volatilidade dos mercados financeiros. No respeitante ao desenvolvimento pessoal e profissional, existe alinhamento de posições entre líderes e liderados, em que os líderes preocupam-se em melhorarem as competências dos seus colaboradores, com destaque para os líderes com menos tempo no CA, sendo isso reconhecido pelos liderados.
In the context of increasing global competition, the Portuguese Banking industry needs to adopt strategies in order to improve competitiveness. To this end, it has been used the maximization of the available resources, a tighter control of the costs, as well as the surplus capacity created by the current introduction of new technologies. The Portuguese banking industry – functioning, activities and strategies – is much diversified, according to the size, location, economic environment, social and legal context and experiences. Bearing in mind this scenario, the choice of the banking organization to be the subject for this study focused in the Crédito Agrícola (CA), about which not much has been studied, with special attention to its employees. The chosen country area for analysis is mainland Portugal and Azores, covering the Caixa Central and 84 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), a total of 686 branches. The main purpose for this study is to examine the role played by the institutional leaderships as determinant agents within this organization, that is, in what extend does the employees with leadership roles seek and use their position in order to maximize the CA performance, by their direct intervention on the teams. This study also intends to acknowledge the way how leaders can mobilize and support their human resources for that same operational optimization, by also going to meet the yearnings and aspirations of their subordinates. In this case, subjects like leadership, motivation, satisfaction, work environment, job training and personal development are studied. The work environment is an enhancer of good organizational performance, either in the view of the leaders as from the standpoint of the subordinates, facilitating the interconnection and the alignment between the parties to reach and overcome the established objectives and goals. This is of particular relevance given the highly competitiveness of the environment on which the banking institutions operate as well as the major volatility of the financial markets. Regarding the personal and professional development of the human resources, there is an alignment position between leaders and subordinates, in which the leaders are concerned on the improvement of their subordinates’ skills, this being more visible on the leaders who have less time working within the CA. This situation is confirmed by the subordinates.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências Empresariais (área de especialização de Organização e Políticas Empresariais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27290
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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