Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27320

TítuloArquitetura do vinho: a adega e a paisagem vitivinícola do Alto Douro Vinhateiro
Autor(es)Veloso, Nuno Filipe da Silva
Orientador(es)Miranda, Elisiário José Vital
Palavras-chaveAdega
Alto Douro Vinhateiro
Enoteca
Paisagem vitivinícola
Património mundial
Xisto
Alto Douro Wine Region
Cellar
Data2013
Resumo(s)O trabalho de investigação e projeto proposto consistiu na realização de uma adega e enoteca de Vinho do Porto inserida no Alto Douro Vinhateiro, mais concretamente na Aldeia de Cheires, Alijó. Mediante o forte potencial turístico do lugar, foi sugerido um equipamento de produção vitivinícola que funcionasse de forma simbiótica com o turismo, procurando em simultâneo envolver o visitante no processo de vinificação. Temos como objetivo fazer um estudo da caracterização do território onde é sugerido a implantação do projeto e da história do Vinho do Porto. No âmbito da conceção do projeto da adega, foi necessário reconhecermos o processo de vinificação e analisarmos a arquitetura vernácula da Região Demarcada do Douro, mais especificamente as habitações e adegas tradicionais. Uma vez que foi sugerido o acréscimo de um programa turístico ao equipamento industrial vitivinícola, procurámos no presente trabalho de investigação e de projeto perceber os mecanismos e estratégias de desenvolvimento turístico que a região oferece.
The project that is proposed consists in making a winery of Port and wine shop inserted in Alto Douro Vinhateiro, specifically in the village of Cheires, Alijó. Trough the tourism potencial of the region, it was suggested a winery that works symbiotically with tourism, trying in simultaneously to involve the visitor in the winemaking process. We intent to make a study of the characterization of the territory where it was suggested the implementation of the project and the history of Port Wine. In order to design a winery, it was necessary to globe the entire winemaking process and analyze the traditional architecture of the Douro Region, more specifically housing and traditional wineries. Since it is suggested the addition of a tourist program into a industrial building, we were able to study the mechanisms and strategies for tourism development in the wine country.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Cultura Arquitetónica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27320
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Filipe da Silva Veloso.pdfDissertação de mestrado20,22 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdfAnexos11,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID