Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27542

TítuloO poder da metáfora hortícola na obra de Célestin Freinet: para uma filosofia do imaginário educacional
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Palavras-chaveMetáfora
Metáfora hortícola
Célestin Freinet
Imaginário educacional
Data2013
EditoraUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
RevistaRevista Temas em Educação
Resumo(s)Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27542
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Poder da Metáfora Horticola na Obra de Celestin Freineit.pdf
Acesso restrito!
218,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID