Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27587

TítuloDesign emocional: experiência sensorial em acessório de moda com invisuais
Autor(es)Costa, Moema Cândida
Orientador(es)Providência, B
Palavras-chaveDesign emocional
Experiência com produto
Design multissensorial
Invisuais
Acessórios de moda
Emotional design
Product experience
Multisensory design
Blind people
Fashion accessories
Data2013
Resumo(s)A consideração do desempenho emocional, no desenvolvimento de um produto, tornou-se tão importante quanto outros fatores projetuais, uma vez que projetar para as emoções pode vir a influenciar o interesse do utilizador, estimulando a sua criatividade e gerando seu bem-estar. A vertente emocional do design pode ser justificada pelos paradigmas culturais, demandas comerciais ou necessidades individuais, como por exemplo: da procura de produtos que proporcionem novas experiências, da dificuldade em conseguir vantagens comerciais ou da busca por produtos personalizados que satisfaçam as necessidades fisiológicas e afetivas do utilizador. O trabalho aborda a forma como os produtos podem proporcionar emoções positivas. O estudo defende que através dos sentidos sensoriais o utilizador reconhece e explora o mundo, construindo o elo afetivo destes com o que os rodeia, contribuindo para uma experiência agradável, e criando uma relação mais próxima com os objetos. Quando os sentidos sensoriais não funcionam corretamente a experiência torna-se incompleta, podendo interferir na maneira em que o utilizador percebe o produto. Com o intuito de conceber um produto que estabeleça uma relação mais próxima com o utilizador invisual, trabalhando os sentidos sensoriais para que sejam aliciadas emoções positivas, desenvolve-se a Metodologia de Design para a Emoção (Design Methods for Emotions - DEME), que contribui para o desenvolvimento de produtos multissensoriais. Mesmo que o produto seja baseado nas características e necessidades sensoriais dos invisuais, tornou-se necessário avaliar o desempenho do objeto. As preferências do utilizador perante o produto concebido foram obtidas com o auxílio de método de Avaliação Multissensorial Experimental, em que, através dos sentidos sensoriais os invisuais interagem com anéis.
The consideration of the emotional performance, in the development of a product, has become as important as other design factors, since that to design for the emotions might influence the user's interests, stimulating their creativity and providing well-being. The emotional aspect of the design can be justified by cultural paradigms and commercial or individual needs, such as: demand for products that provide new experiences, the difficulty in obtaining commercial advantage and in the pursuit of personalized products that meets the physiological and affective needs of the user. The dissertation addresses the way how products can provide positive emotions. The study maintains that through sensorial senses, the user recognizes and explores the world, building its affective link with the environment, contributing to a pleasant experience and creating a closer relation with the objects. When the sensorial senses are not working properly the experience becomes incomplete, which may interfere with the manner in which the user perceives the product. Aiming to design a product that establishes a closer relation with the blind user, working the sensorial senses so that positive emotions can be enticed, is developed a methodology - Design Methods for Emotions (DEME), which contributes for the development of multisensory products. Even if the product is based on the characteristics and sensorial needs of the visually impaired, it became necessary to evaluate the performance of the object. User preferences towards the product designed were obtained with the assistance of a multisensory experimental appraisal method, in which, through the sensorial senses blind people interact with rings.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27587
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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MoemaCosta_Dissertação_nov2013.pdf2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

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