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https://hdl.handle.net/1822/27698
Título: | Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica |
Autor(es): | Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Fernandes, Natália Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Crianças Direitos Investigação participativa Childrens Rights Participatory research |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade de Caxias do Sul |
Revista: | Revista Conjectura: Filosofia e Educação |
Resumo(s): | Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresentasse, no presente artigo, uma reflexão sobre a sua importância como sujeitos e participantes da investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras, em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as
respectivas possibilidades e limites, como metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola. Considering childrens as social actors (with voice and agency) with competences to understand the contexts they live in, this article presents a reflection on their importance as subjects and participants in a shared research process. Trough children’s participation as researchers in two opinion studies we aim to discuss on its possibilities and limits as a participatory methodology in middle school settings. Information that emerged from children as led to intervention paths applied to the school. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27698 |
ISSN: | 0103-1457 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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