Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27698

TítuloCrianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica
Autor(es)Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Fernandes, Natália
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveCrianças
Direitos
Investigação participativa
Childrens
Rights
Participatory research
Data2013
EditoraUniversidade de Caxias do Sul
RevistaRevista Conjectura: Filosofia e Educação
Resumo(s)Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresentasse, no presente artigo, uma reflexão sobre a sua importância como sujeitos e participantes da investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras, em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respectivas possibilidades e limites, como metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.
Considering childrens as social actors (with voice and agency) with competences to understand the contexts they live in, this article presents a reflection on their importance as subjects and participants in a shared research process. Trough children’s participation as researchers in two opinion studies we aim to discuss on its possibilities and limits as a participatory methodology in middle school settings. Information that emerged from children as led to intervention paths applied to the school.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27698
ISSN0103-1457
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Crianças Investigadoras.pdf503,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID