Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/28010

TitleEstereótipo do contabilista e da profissão contabilística : o caso dos alunos do ensino secundário
Author(s)Lopes, Cátia Andreia Fernandes
Advisor(s)Gomes, Delfina
KeywordsPerceções
Estereótipos
Contabilidade
Contabilistas
Estudantes
Perceptions
Stereotypes
Accounting
Accountants
Students
Issue date2014
Abstract(s)Partindo do pressuposto de que o estereótipo de uma profissão é resultado das representações sociais e é capaz de influenciar as pessoas de diversas maneiras, inclusivamente, na escolha profissional de indivíduos que se preparam para ingressar no ensino superior, esta pesquisa propõe-se a identificar as representações sociais de alunos do ensino secundário acerca do profissional contabilístico de modo a compará-las com o estereótipo do contabilista propagado ao longo do tempo. Assim sendo, o objetivo principal deste estudo é averiguar a imagem que os alunos do ensino secundário, de diversos cursos, têm da contabilidade e dos contabilistas, se a mesma é positiva ou negativa e de que forma tal poderá ter influência na escolha que pensam fazer do curso superior. Perante este objetivo, pretendeu-se responder a duas questões: Quais os estereótipos associados aos contabilistas e à profissão por parte dos estudantes do ensino secundário? e Qual a influência que estereótipos associados aos contabilistas e à profissão poderão ter na possível escolha do curso superior? De forma a enquadrar teoricamente este estudo procurou-se através da revisão bibliográfica dos estereótipos associados ao contabilista e à profissão contabilística abordar a teoria dos estereótipos, nomeadamente a definição de estereótipo, a sua origem, as suas funções e também os seus efeitos. Depois seguiu-se o estudo dos contabilistas e da contabilidade enquanto alvos destes estereótipos nos media, pelos administradores e pelos estudantes quer do ensino superior quer do ensino secundário. Foram também abordadas as consequências dos estereótipos negativos e as tentativas para os contrariar. Para a recolha de dados foram distribuidos questionários a estudantes de várias áreas das escolas secundárias de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima. A análise destes questionários permitiu concluir que, estes alunos consideram a contabilidade uma profissão estruturada, precisa, solitária e pouco interessante e consideram os contabilistas organizados, responsáveis, com bons conhecimentos de matemática e fiscalidade, competentes, inteligentes, educados e também maus conselheiros de negócios, monótonos, sedentários e aborrecidos. Assim sendo, conclui-se que os alunos não demonstram interesse suficiente pela profissão para quererem frequentar uma licenciatura na área ou exercer a profissão mas também não partilham o estereótipo do contabilista aborrecido e apenas preocupado com a precisão e formalismos.
Assuming that the stereotype of a profession is the result of social representations and is able to influence people in different ways, including in the professional choice of individuals who are preparing to enter higher education, this research proposes to identify social representations of secondary school students about the professional of accounting in order to compare them with the stereotype of the accountant propagated over time. Therefore, the main objective of this study is to investigate the image that high school students in different courses have regarding accounting and accountants, whether it is positive or negative and how this may influence the choice when deciding to apply to the university. Given this objective we sought to answer two questions: What stereotypes are associated with the accounting profession and accountants by the high school students? Which is the influence that stereotypes associated with accountants and the profession may have when deciding to apply to the university? In order to theoretically frame this study, a literature review of the stereotypes associated with the accountant and the accounting profession to address the theory of stereotypes, including the definition, origin, functions and also the effects of stereotype was conducted. It was followed by the study of accountants and accounting as targets of these stereotypes in the media, by administrators and students in higher education or secondary education. It is also discussed the consequences of negative stereotypes and attempts to fight them. For data collection questionnaires to students in various areas of secondary schools, which include Arcos de Valdevez, Ponte da Barca and Ponte de Lima, were distributed. The analysis of these questionnaires allows concluding that these students consider the accounting profession structured, precise, lonely, and unattractive and consider accountants organized, responsible, with good knowledge of mathematics and taxation, competent, intelligent, welleducated and bad advisors business, monotonous, sedentary and boring. Therefore, it is concluded that the students did not show enough interest in the profession for wanting to attend a degree in the field or pursue the profession but also do not share the stereotype of the boring accountant and only concerned with precision and formalism.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28010
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cátia Andreia Fernandes Lopes.pdf2,24 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID