Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28516

TítuloGestão da produção em ambiente híbrido de fabrico para stock e por encomenda numa empresa de produção de linhas de costura
Autor(es)Vilaça, Pedro Joaquim Oliveira
Orientador(es)Silva, Sílvio Carmo
Palavras-chaveTécnicas de produção
Produção híbrida MTS-MTO
Análise ABC
Gestão de stocks
Controlo da atividade produtiva
Desperdícios
Production techniques
Hybrid MTS-MTO production
ABC analysis
Inventory management
Production activity control
Wastes
Data2013
Resumo(s)Esta dissertação de mestrado relata o trabalho desenvolvido de organização e gestão integrada da produção e de stocks de linhas ou fios de costura na Liconfe, uma empresa de rebobinagem de linhas em cones a partir de bobines de fio cru ou tingido, de Barcelos, Portugal. Devido à variedade de referências de artigo, frequentemente referidas nesta dissertação como cores, a opção da empresa de produção para stock de todas as referências, com vista à garantia de um elevado serviço ao cliente, foi sujeita a um estudo e análise crítica, já que os encargos de stock eram demasiado elevados com tal política e, frequentemente, a qualidade de serviço pretendido não era atingido devido a frequentes ruturas de stock, agravadas por restrições severas de entrega de pedidos de tingimento de fio. O objetivo era reduzir os encargos de stock e se possível melhorar o serviço ao cliente. Assim, o estudo teve como objetivo desenvolver uma abordagem mais racional à produção e armazenagem de linhas, procurando reduzir stocks, pelo menos da grande maioria dos artigos, e ao mesmo tempo melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Foi proposta uma metodologia de gestão integrada da produção e de stocks diferenciada por classes de artigo, numa lógica híbrida de produção para stock e por encomenda. No sentido de reduzir a complexidade da análise, e chegar a resultados úteis no tempo disponível, fez-se a opção de tratar apenas o fio poliéster, por ter uma contribuição elevada, cerca de 80%, para as vendas da empresa, reduzindo assim o leque de referências de análise para aproximadamente um milhar. Assim, foram feitas análises ABC às vendas das cores, em diferentes períodos recentes, estendidos por ano e meio de vendas, e decidido que os artigos da classe A, que contavam para cerca de 70% das vendas, deveriam ser produzidos para stock com níveis que reduzissem o risco de rutura então existente, tendo em conta a procura prevista e o tempo de entrega do serviço de tingimento de 15 dias. Os artigos da classe B manteriam a abordagem de gestão usada, que era garantir um nível mínimo de stock e, sempre que houvesse ruturas negociar a eventual entrega no prazo possível, produzindo por encomenda. A principal diferença entre estas classes, é que em geral os produtos da classe B mantêm um nível inferior de stock e os níveis de reposição praticamente não variam nesta classe. Para os artigos da classe C propôs-se a produção por encomenda. Estes constituem a maior variedade, mais de 50% das cores, mas verificou-se terem uma contribuição pequena nas vendas, entre 9% a 10%. Quando forem produzidos, devido à quantidade mínima de tingimento de 35Kg, a quantidade que é rebobinada e não vendida, é mantida em inventário. Esta abordagem híbrida é facilitada pelo facto de haver extrema flexibilidade na mudança de artigo e rebobinagem, com a existência de cerca de 100 fusos de rebobinagem, sendo possível satisfazer várias encomendas em menos de uma hora, a partir de matéria-prima tingida. As propostas apresentadas estão a ser implementadas, não havendo, no entanto, ainda, dados concretos da implementação. No entanto argumenta-se com estudo e análise que a abordagem proposta à gestão integrada da produção e de stocks pode atingir os objetivos estipulados. No trabalho também se propõe e implementa uma reestruturação da área de armazenagem, por forma a reduzir o desperdício de tempo e carga física na manipulação e transporte dos conjuntos de bobines tingidas para rebobinar. Concluiu-se também que a utilização da produção híbrida MTS-MTO, aliada à análise dinamicamente atualizada da classificação ABC dos artigos, é uma estratégia que tende a reduzir ruturas de stock em relação ao volume de vendas e portanto melhorar a qualidade de serviço da empresa, melhorando assim a satisfação do cliente.
This master dissertation reports a study of production and inventory integrated management procedures in the rewinding of yarn for the apparel industry by the firm Liconfe, from Barcelos, Portugal. Due to the large variety of products, i.e. yarns of many colors, the actual approach of the firm to production and inventory towards satisfying demand was critically analyzed. The firm policy of offering a high service level, with as much as possible immediate deliveries, led to the make-to-stock approach of every colour with an identical treatment for all colours as far stock levels and related production orders are concerned. In spite of this, frequently customer orders could not be met due to frequent stock outs, amplified by the highly variable delivery time of the dyeing service that would make deliveries of rewinding yarn late or lost. The study developed an approach to improve management towards meeting firm objectives of high service levels and reduced costs of inventory and production. In order to reduce the complexity of the analysis, and get useful results in time made available the option of treating only the polyester yarn, having a high contribution, about 80% to the company's sales, thereby reducing the range references analysis for approximately one thousand. The logical step was to develop and propose an approach to management that took account of the behavior differences on demand of the different products. An ABC analysis clearly identified the 20% of products that accounted for 70% of the sales, i.e. the class A products, and also the B and C classes. The C class constitute the largest range more than 50% of the color, but were found to have a small contribution in sales, between 9% to 10%. The management approach proposed combined MTS and MTO in several ways dependent on the class where the products felled, A, B or C. For every class A product was established a reorder level, dependent both on demand and the reasonable time, slightly above average, actually 15 days, to get the dyeing service done. The amount of production or raw yarn to dye, every time production was needed, also varied according to demand. The aim was to avoid stock outs without exaggerated inventory levels, ensuring very high service level of products of the class A. Products of class B were also proposed to be made to stock, and exceptionally to order if when a customer order arrives no inventory is available, as was done for class A products. The great difference is that in general a much lower inventory level was kept for B class products and reorder levels didn’t practically vary for products within class B. It is worth to mention that, due to the very flexible and fast rewinding process and the existence of about a hundred of rewinding heads, customer orders of average size, for any product, could be met in a matter of minutes. Because of this and the infrequent ordering of class C products, these were proposed to be made to order, when this is required. When this was made, due to the minimum amount of 35kg of yarn dyeing service, this amount was rewound, whenever no stock was available. Yarn not sold, after the order was delivered, was kept in inventory. The methodology was proven to have a great potential to improve the delivery service level and reduce costs of both production and inventory in relation to the actual situation in the firm. The work also proposed and implemented an arrangement of the inventory areas in order to reduce waste of time and energy manipulation of transport of the sets of dyed bobbins for rewinding. It was also concluded that the use of the production hybrid MTS-MTO, coupled with dynamically updated analysis of the ABC classification of items, is a strategy that tends to reduce disruptions of stock relative to sales volume and thus improve the quality of service of the company, thereby improving customer satisfaction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28516
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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