Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28535
Título: | Autoconceito em alunos moçambicanos: resultados em função do género e do contexto sociocultural |
Autor(es): | Campira, Farissai P. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
Data: | Fev-2014 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 anos, sendo 290 do sexo masculino e 271 do sexo feminino, assim como 266 do contexto urbano e 295 do contexto rural. Os resultados sugerem níveis mais elevados de autoconceito para os alunos do contexto urbano, quando comparados com os alunos de contexto rural. Não foram encontradas diferenças nos níveis de autoconceito comparando rapazes e raparigas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28535 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autoconceito em alunos Moçambicanos.pdf | 309,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |