Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28545
Título: | Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos |
Autor(es): | Campira, Farissai P. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
Data: | Fev-2014 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconceito social. Participaram no estudo 561 alunos com idades que variam entre 11 e 22 anos (M = 13.2; DP = 1.8), das escolas da rede pública. Destes alunos, 290 são do sexo masculino e 271 do sexo feminino, 266 do contexto urbano de família com nível sócio-económico elevado e 295 do contexto rural tendencialmente de famílias desfavorecidas. Em relação à relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, os resultados apresentam tendencialmente fracas correlelações, sendo mais elevada a associação entre o rendimento académica e a dimensão auto-estima. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28545 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cognição, Aprendizagem e Rendimento.pdf | 293,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |