Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28618

TítuloA rádio web como uma interface dinamizadora das potencialidades educativas da Rádio Universitária do Minho
Autor(es)Teixeira, Marcelo Mendonça
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Perona Páez, Juan José
Data28-Out-2013
Resumo(s)Apresentamos nesta dissertação doutoral um tema inovador, assente na vertente educativa das rádios universitárias na Internet. O estudo foi desenvolvido sob o prisma empírico-descritivo em que abordamos diversos aspectos relacionados ao cariz educomunicativo do universo radiofônico e sua migração para o ciberespaço, fenômenos contemporâneos que perpassam uma notória e secular natureza midiático-comunicativa. Conforme a proposta, lapidamos o trabalho de investigação com base nas Modalidades Educativas do Rádio na Era Digital, chancelada por vários autores como uma referência singular na literatura radiofônica. Nesta conjuntura, seguimos um princípio basilar, regido pela seguinte pergunta de investigação: “Quais as potencialidades educativas da rádio web como uma interface dinamizadora da prática educativa?” É neste sentido que o objetivo geral do estudo privilegia a análise das potencialidades da rádio web em ambientes virtuais de ensino, em particular, no ensino superior em Portugal, norteado pelas experiências educativas das rádios universitárias da Espanha. Por isso, a preferência pelo estudo de caso como estratégia metodológica, precedida por uma revisão de literatura (princípio adotado em todos os capítulos da tese). Entre os objetivos específicos, consideramos a produção de uma inédita fonte bibliográfica como o ponto mais importante, uma base teórica para o cariz educativo das rádios universitárias, pondo em interação do rádio com o e-learning. Nas pesquisas de campo, recorremos à análise de plataformas de e-learning e à observação das atividades desenvolvidas em plataformas radiofônicas, à grade de análise das modalidades educativas do rádio na era digital, ao inquérito por questionário e à entrevista semi-estruturada como instrumentos para a coleta dos dados, a qual foi realizada junto a uma população composta por docentes, discentes, radialistas e técnicos em informática portugueses e espanhóis. Posteriormente, tratamos as informações obtidas no software de pesquisas e de análises estatísticas “Qualtrics”, auxiliado pelo Microsoft Excel 2010. O respectivo cruzamento das informações facultou-nos elementos consistentes para sairmos do plano hipotético e transitarmos para o plano afirmativo com propriedade de causas e consequências, superando as limitações bibliográficas. Entre as conclusões, a vertente educativa das rádios web universitárias é profícua em vários aspectos. Conforme os resultados do estudo, representa um valioso laboratório de práticas educomunicativas para a comunidade acadêmica, ao incorporar uma grande variedade de recursos em prol da interatividade e da colaboração entre educadores, educandos e a instituição de ensino. Seguindo a regra, a Rádio Universitária do Minho (RUM) comunga dos mesmos princípios e, para além disso, possui um forte carácter social, estabelecido através de intervenção junto às comunidades locais do Distrito de Braga, promovendo e divulgando atividades científicas e culturais dos diversos departamentos e centros de investigação da Universidade do Minho.
In this Ph.D. dissertation an innovative theme, based on an educational aspect of university web radios is presented. Following an empirical-descriptive perspective, various aspects related to the nature of the educommunicative universe radio and its migration to cyberspace and to contemporary phenomena that pervade a notorious and secular media-communicative nature were addressed in this study. According to what is proposed, the research work was based on the Modalities of Educational Radio in the Digital Era, referred to as an outstanding reference in the literature radio by several authors. At this stage, a basic principle is followed by bearing in mind the following research question: "What are the educational potentials of web radio as a proactive interface of educational practice?" In this sense, the main purpose of this study focuses on analyzing the potential of web radio in virtual environments for education, particularly, in higher education in Portugal, guided by the educational experiences of university radios in Spain. Hence the preferences for case study as a methodological strategy, preceded by literature review (principle adopted in all chapters of the thesis). Among the specific aims, it was taken into account the production of an unprecedented source literature as the most important point and a theoretical basis for the educational nature of university radio, setting the radio interaction to e-learning. In field research, the analysis of e-learning platforms and observation of the activities carried on radio platforms, the analysis grid of educational modalities of radio in the digital era, the survey questionnaire and the semi-structured interview performed with a population consisting of Portuguese and Spanish university professors and students, broadcasters and computer technicians were used as instruments for data collection. Afterwards, the information obtained was processed by the research and statistical analysis software "Qualtrics", supported by Microsoft Excel 2010. The resulting intersection of information has provided consistent elements that allowed moving on from the hypothetical plan to the affirmative plan with cause and consequence properties, thus surpassing the limitations of bibliography. Among the findings, it was concluded that the educational aspect of the university web radios is useful in many ways. As the results of the study showed, it is a valuable laboratory of educommunicative practices for the academic community, as it combines a wide variety of resources in favor of interactivity and collaboration between educators, students and the educational institution. Following the pattern, Rádio Universitária do Minho (RUM) shares the same principles and additionally has a strong social aspect, established by the intervention with local communities of the District of Braga, promoting and disseminating the scientific and cultural activities of the various departments and research centers at the University of Minho.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutorado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28618
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final - Marcelo.pdf
Acesso restrito!
16,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID