Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28860

TítuloDesafios da aprendizagem ativa em contexto de Creche e Jardim de Infância
Autor(es)Martins, Rosa Maria da Silva Cunha
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Espaço educativo
Interações
Creche
Jardim-de-infância
Child
Active learning
Educational area
Interaction
Day-care / nursery
Kindergarten
Data19-Jun-2013
Resumo(s)O trabalho que se apresenta enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado em contexto de creche e de jardim-de-infância. O projeto de intervenção denominado: “Desafios da Aprendizagem Ativa em contexto de Creche e Jardim de Infância ”foi desenhado com base na observação do contexto e das crianças e em diálogo com as educadoras, no sentido de conhecer e compreender os seus interesses e necessidades para sustentar uma intervenção pedagógica posterior. A Intervenção pedagógica que se apresenta emergiu de um interesse e curiosidade das crianças da sala dos quatro anos e de uma necessidade identificada na sala dos dois anos. Na sala dos dois anos foi feita uma intervenção ao nível da reorganização de espaços e introdução de materiais diversificados com finalidade de que as crianças realizassem experiências de aprendizagem ativa. O projeto de intervenção teve presente as iniciativas e as aprendizagens das crianças no seu próprio ambiente educacional tendo em conta que as crianças aprendem participando, escolhendo procedimentos e interagindo com pessoas e materiais. Na intervenção pedagógica procurou-se seguir os princípios da investigação-ação, partindo da observação das crianças dos dois contextos com o fim de conhecer e compreender os seus interesses e as necessidades de forma que fosse possível proporcionar às crianças um contexto de aprendizagem ativa e de aprendizagens significativas. Foram definidos objetivos e estratégias distintas para cada contexto de intervenção. A implementação do projeto de intervenção em creche permitiu constatar que as crianças passaram a interagir mais entre elas, conversavam mais entre elas e diversificaram o tipo de jogo que realizavam nas diversas áreas. No contexto do Jardim-de- Infância com a implementação do projeto de intervenção pedagógica verificou-se a participação ativa das crianças na construção de novos saberes que foram aparecendo, dia a dia, momento a momento, que contribuíram para a aprendizagem do seu mundo envolvente e para a descoberta do mundo mais distante.
The following work falls within the ambit of the Supervised Teaching Technique of the Master’s Course in Preschool Education, which took place in the kindergarten and day-care/nursery context. The intervention project named “Active Learning Challenges in a Kindergarten and Day-acre/Nursery context” was designed taking into account the observation of the previously mentioned context and the children themselves. The author also took into consideration the dialogues with the nursery teachers, which were of extreme importance to get to know and understand the children’s interests and needs and to sustain a further pedagogical intervention. The pedagogical intervention here described emerged from the interest and curiosity shown by the four-year-old children and from a need that was identified in the two-year-old group. In the two-year-old group’s classroom, there was a need to reorganize the different areas and to introduce varied and new learning materials, so that the children would learn in an active way and build their own knowledge. Consequently, the intervention project respected not only the children’s will and initiatives but also their learning experiences in their own educational environment, taking into account that children learn from their experiences, through active participation and by making choices that will help them achieve particular goals. Focusing on the observation and analysis of two different contexts (two-year-old and four-year-old children’s groups), the author tried to follow the principles of the research-action methodology, and consequently get to know and understand the children’s interests their needs, so that they could be presented with meaningful and active learning experiences. Thus, different goals and strategies have been set for each context of intervention. The implementation of the nursery intervention project allowed us to realize that children would spend more time interacting with each other, talking to each other and playing different and more varied games in the different learning areas. The kindergarten intervention project allowed us to realize that children would participate in their own learning process in an active way, building their own knowledge of the surrounding world day by day.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28860
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rosa Maria da Silva Cunha Martins.pdf
Acesso restrito!
2,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID