Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28866

TítuloUma abordagem preliminar às ciências naturais em contexto de creche e jardim-de-infância
Autor(es)Marinho, Margarida Isabel Lucas da Silva
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCriança
Educação de infância
Ciências naturais
Aprendizagem activa
Children
Childhood education
Natural science
Active learning
Data21-Jan-2013
Resumo(s)Estando a realização de um relatório de estágio inerente ao Programa da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado de Educação Pré-Escolar, este mesmo afigura-se como fulcral na minha reflexão e aprendizagem acerca do estágio em contexto de prática profissional, sendo que encerra em si o desenvolvimento de todas as aprendizagens, a aquisição de cada conhecimento e a exploração de todas as reflexões construídas ao longo deste percurso. É nele exposta a intervenção pedagógica realizada em contextos de Creche e Jardim-de-Infância, onde foi explorada a dimensão pedagógica Actividades e Projectos no sentido de promover a realização de variadas actividades e experiências de aprendizagem activa e de construção integrada de conhecimentos. A nível teórico apresentam-se 2 questões: a primeira prende-se com uma exploração à educação pré-escolar como primeira instância da Educação Básica e ainda à criança como cerne do processo educativo envolto. Daqui partimos para a segunda questão, que visa uma breve abordagem à aprendizagem activa e à emergência de resposta aos interesses e necessidades das crianças. Estas duas questões dão-nos o mote para a última questão levantada, que se prende com a abordagem das ciências naturais na Educação Pré-escolar. É retratado ainda, num capítulo seguinte, a parte prática do Estágio, onde podemos conhecer o contexto de intervenção pedagógica – a instituição e cada valência pormenorizada. Está reservada ainda neste capítulo uma parte para a exposição do projecto de intervenção pedagógica, onde é explorada a intervenção em cada valência com a apresentação de algumas das actividades desenvolvidas.
Being the completion of a probation report inherent of Master Degree in Pre- School Education, the same as it is central to my thinking and learning about the stage in the context of professional practice , and that encloses the development of all learning , the acquisition of all knowledge and exploitation of all reflections built along this route . In it it’s exposed the educational intervention conducted in contexts of Nursery and Kindergarden, where was explored pedagogical dimension Activities and Projects to promote the implementation of various activities and learning experiences active and integrated construction of knowledge . The theoretical level presents two issues : the first concerns an exploration of pre-school education as the first stage of Basic Education as well as the child 's educational process wrapped heart . From here we went to the second question , which seeks a brief approach to active learning and the emergency response to the interests and needs of children . These two issues give us the motto for the last issue raised , which relates to the approach of the natural sciences in Preschool Education . It’s still pictured is still , in the next chapter , the practical part of the stage , where we learn the context of pedagogical intervention - the institution and each valence detailed . In this chapter is reserved for a portion of the exposure draft pedagogical intervention , where the intervention is explored in each valence with the presentation of some of the activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28866
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida Isabel Lucas da Silva Marinho.pdf
Acesso restrito!
5,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID