Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28872
Título: | Atividades de percussão corporal na educação musical infantil: descobrindo o ritmo, o corpo e o movimento |
Autor(es): | Campo, Ana Gabriela Pinheiro do |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Percussão corporal Movimento Música Imagem corporal Preschool education Body percussion Movement Music Body image |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio foi realizado tendo por base o estágio curricular
realizado nas valências de Pré-Escolar e de Creche numa instituição situada na periferia
da cidade de Braga. Tem como título “Atividades de Percussão Corporal na Educação
Musical Infantil. Descobrindo o ritmo, o corpo e o movimento”, e aborda
essencialmente a importância da música e do movimento na Educação Pré-Escolar, a
utilização do corpo na aprendizagem musical, o Método de Percussão Corporal BAPNE
e a imagem corporal. Este tema surgiu devido ao interesse que as crianças apresentam
pela música e por explorarem o seu corpo. Todas as atividades foram realizadas tendo
em conta uma sequência, mas também as reações das crianças no decorrer do projeto,
havendo alterações quando necessário. Este projeto apoiou-se no Modelo Curricular
High/Scope e tinha como objetivos perceber se a percussão corporal desenvolve a
coordenação motora e a consciência corporal, o sentido rítmico e o sentido de grupo.
Estes objetivos foram alcançados e as atividades foram realizadas com satisfação e
entusiamo pelas crianças, fazendo com que este projeto fosse bem sucedido em ambas
as valências. This internship report was conducted based on the curricular internship held in Preschool and Daycare valences in an institution situated on the outskirts of the city of Braga. It is titled “Activities of Body Percussion in Child Music Education. Discovering the rhythm, the body and the movement” and primarily it discusses the importance of music and movement in pre-school education, the use of the body in musical learning, the BAPNE Body Percussion Method, and body image. This issue arose because of the interest that children have for music and for the exploration of their bodies. All activities were carried out taking into account a sequence but also children's reactions during the project, with adjustments where necessary. This project was built on the High/Scope Curricular Model and its main objectives were to verify if the body percussion exercises develop motor coordination and body awareness, rhythmic sense and a sense of group. These objectives were achieved and the activities were carried out with satisfaction and enthusiasm by the children, making this project well succeeded in both valences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28872 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Gabriela Pinheiro do Campo.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |