Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28919

TítuloContributo de um software educativo para a aprendizagem dos alunos: um estudo experimental com o uso do Geogebra no 8º ano de escolaridade
Autor(es)Magusteiro, Natália de Carvalho
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Palavras-chaveEnsino
Aprendizagem
Matemática
Software educativo Geogebra
Teaching
Learning
Mathematics
Educational software Geogebra
Data2013
Resumo(s)Perante as dificuldades frequentes e acentuadas dos alunos na aprendizagem da matemática em geral e das funções, em particular, urge a necessidade dos professores de matemática se debruçarem sobre esta problemática. Assim este estudo foi desenvolvido no sentido de contribuir quer para a melhoria das aprendizagens e do rendimento escolar quer para a redução das taxas de insucesso dos alunos a esta disciplina. A tecnologia informática tem assumido um papel inovador, transformador e preponderante na sociedade atual e no quotidiano das pessoas em geral tornando o uso dos computadores nas instituições de ensino como algo evidente e inevitável, e como consequência desse desenvolvimento tecnológico é necessário que os docentes adequem os seus métodos de ensino e de trabalho às novas tecnologias. Ponte, Oliveira & Varandas (2001) consideram que as tecnologias da informação e comunicação podem auxiliar o desenvolvimento de competências essenciais nos discentes para além de proporcionar o aumento de atitudes positivas em relação à matemática. Com a presença constante dos computadores no processo ensino aprendizagem e sendo de interesse focar o ensino das funções, este estudo dedica uma atenção especial a softwares que permitem desenvolver propostas pedagógicas que visam a construção de atividades que dão a possibilidade ao aluno de experimentar, visualizar, conjeturar, comunicar e argumentar. Um desses softwares de geometria dinâmica é o Geogebra, ao qual se dedica este estudo. Foi no sentido de investigar em que medida o uso do software de geometria dinâmica Geogebra contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos, que foi desenvolvido este estudo. Para a concretização desta investigação recorreu-se a uma metodologia do tipo quasi-experimental com uma amostra constituída por duas turmas do oitavo ano de escolaridade da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo pertencente ao Concelho de Vila Verde. Em termos de resultados, este estudo permitiu constatar que o uso do software de geometria dinâmica Geogebra na realização das tarefas contribuiu para aumentar o interesse e a motivação dos alunos pela matemática, permitiu criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e atrativo, proporcionando envolver os alunos no seu próprio processo de ensino e aprendizagem. Esta investigação educativa ainda possibilitou verificar que os alunos que contactaram com o software apresentaram um aproveitamento mais significativo comparativamente aos alunos que não usaram essas mesmas tecnologias.
Given the students’ frequent and severe difficulties in learning mathematics in general and of the functions in particular, there is an urgent need for mathematics teachers to think about this issue. Therefore, this study was designed to contribute both to the improvement of learning and school performance and to reduce the failure rates of students in this school subject. Computer technology has played an innovative and transformative role in today’s society and in everyday life in general making the use of computers in educational institutions something obvious and inevitable, and as a result of this technological development it is necessary that teachers fit their teaching methods and working abilities to the new technologies. Ponte, Oliveira & Varandas (2001) consider that the information and communication technologies can help develop essential skills in students in addition to providing increased positive attitudes towards mathematics. With the constant presence of computers in the learning process and the need to focus on the teaching of functions, this study pays special attention to developing software that allows pedagogical plans that aim to build activities which provide the possibility of students to experience, visualize, estimate, communicate and reason. One of those dynamic geometry softwares is Geogebra, to which this study is dedicated. The aim of this study was to investigate to what extent the use of dynamic geometry software Geogebra contributes to the improvement of student learning. For this research we used a methodology of near-experimental design having as sample of two classes of the eighth grade of School Monsenhor Elísio Araújo, from the municipality of Vila Verde. In terms of results, this study found that the use of dynamic geometry software Geogebra contributed to increase student’s interest and motivation in mathematics, helped to create a more dynamic and attractive learning environment, engaging students and enhancing their own commitment in teaching and learning. This educational research has enabled us to confirm that students who had contact with the software had more significant learning compared to students who did not use these technologies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28919
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Natalia de Carvalho Magusteiro.pdf
Acesso restrito!
Dissertação de Mestrado3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID