Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28996

TítuloA deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
Autor(es)Silva, Catarina Sofia Pereira da
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveErros ortográficos
Revisão
Autocorreção
Correção colaborativa
Spelling errors
Review
Self-correction
Collaborative-correction
Data2013
Resumo(s)O trabalho que é objeto do presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Desta forma, trata-se de um projeto de intervenção pedagógica realizado em turmas do 3º e 5º ano numa escola básica e secundária artística pública, especializada no ensino da música. A prática pedagógica decorreu, tanto no primeiro como no segundo semestre, na disciplina de Língua Portuguesa. O projeto visava duas estratégias distintas na identificação e correção dos erros ortográficos, a autocorreção e a correção colaborativa. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: 1) Verificar se os alunos identificam os seus próprios erros; 2) Verificar se os alunos detetam os erros ortográficos dos outros; 3) Identificar e classificar erros ortográficos dos alunos; 4) Desenvolver estratégias que visam ultrapassar o problema do erro ortográfico;5) Verificar se no decorrer das tarefas propostas houve evolução dos alunos no que diz respeito à identificação dos erros ortográficos e à correção dos mesmos. A metodologia de trabalho adotada tinha como base grelhas de identificação e correção dos erros ortográficos, de forma a conseguir verificar se os alunos detetavam e corrigiam os erros ortográficos nas suas produções escritas e nas dos colegas. Através da recolha e análise desses dados foi possível verificar que existe maior ocorrência de erros ortográficos no 1º Ciclo (3º ano) do que no 2º Ciclo (5º ano). No entanto, no que diz respeito à classificação dos erros ortográficos por categorias verifica-se que, tanto no 1º como no 2º Ciclos, a categoria que se destaca com maior incidência é a “1 – Correspondência entre som e letra” e a subcategoria é a “1.2 – Confusão”.
This report describes my work as trainee teacher in the Supervised Teaching Practice of the Teacher Training Master Programme (1st and 2nd Cycles of Basic Education) during the school year 2012/13. It presents the pedagogical interventions carried out in two different educational contexts, corresponding to each of the cycles mentioned above. The main objective of the intervention in those contexts was to promote the capacity to identify and correct spelling errors. The project involved two different strategies to facilitate the identification and correction of errors: self-correction and collaborative correction. After a session of text production, students were invited to read their own texts or their colleagues’ texts and register the errors they could find. The analysis of the data collected showed a higher occurrence of misspellings in the 1st cycle (3rd year) than in the 2nd (5th year). However, with regard to the classification of misspellings, it appears that in both levels (1st and the 2nd cycles), the most common error concerned the correspondence between sound and letter.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28996
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Sofia Pereira da Silva.pdf3,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID